‘Trump está tentando ser imperador do mundo’, diz Lula
Em entrevista à rádio Tupi do Rio de Janeiro, o presidente prometeu reciprocidade na imposição de tarifas, caso Trump avance na guerra comercial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira, 20, que o presidente dos Estados Unidos está tentando virar um “imperador do mundo” e prometeu reciprocidade na imposição de tarifas, caso Trump avance na guerra comercial. “Está tentando dar palpite em todos os países”, disse Lula.
Em entrevista à rádio Tupi do Rio de Janeiro, o presidente disse querer uma relação comercial tranquila com os Estados Unidos e que as regras sejam respeitadas. “O que nós queremos é que primeiro se respeite a regra da democracia, se respeite a Organização Mundial do Comércio e que a gente faça uma relação comercial tranquila, soberana, sem sobressalto. Se por acaso o presidente Trump taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil.” Lula também destacou que o Brasil não depende mais dos EUA como no passado e que hoje mantém uma relação comercial e diplomática mais equilibrada globalmente.
Segundo Lula, essa escalada protecionista encareceria produtos globalmente e poderia gerar inflação em diversos países. Ele também criticou a postura de Trump, classificando-a como politicamente incorreta e prejudicial à democracia, pois envolve constantes ameaças a diferentes nações, o que, na visão de Lula, não traz benefícios ao cenário internacional. “Não é correto o que ele está fazendo. Não é correto do ponto de vista político. Porque é muita, é muita, muita ameaça todo santo dia para muitos países e isso não traz benefício à democracia”, diz.