Trump informa novas tarifas de importação sobre 7 países que entram em vigor em 1º de agosto
Entre os primeiros países anunciados, apenas Moldávia e Iraque conseguiram redução significativa nas taxas em comparação com o dia do tarifaço, em 2 de abril

O presidente americano Donald Trump divulgou nesta quarta-feira, 9, as novas tarifas de importação adicionais que serão submetidas a sete parceiros comerciais dos Estados Unidos. Iraque pagará 30% de tarifa adicional, Fillipinas (20%), Brunei (25%), Moldávia (25%), Argélia (30%), Sri Lanka (30%) e Líbia (30%). As cobranças entram em vigor no dia 1º de agosto caso esses países não consigam avançar em negociações comerciais com os Estados Unidos.
As taxas até agora são semelhantes às que haviam sido anunciadas por Trump em 2 de abril, o dia do tarifaço (segundo ele, o Dia da Libertação), e que foram suspensas temporariamente, com prazo final nesta quarta-feira, 9. Naquela ocasião, o Iraque recebeu uma tarifa de 39%, Filipinas, 17%, Brunei, 24%, Moldávia, 31%, Argélia, 30%, Sri Lanka, 44%, e Líbia, 31%. Ou seja, apenas Moldávia, Sri Lanka e Iraque conseguiram alguma redução significativa nas tarifas adicionais que seus produtos terão que pagar para entrar nos Estados Unidos.
Esta semana, Trump já anunciou as novas tarifas para outros catorze países.
Trump promete seguir anunciando tarifas para outros países ao longo da tarde desta quarta-feira.