Trump promete taxa de 10% para produtos da China e prevê tarifar também a UE
A tarifa de 10% para a China seria bem menor do que os 60% mencionados por Trump durante sua campanha presidencial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em coletiva de imprensa na Casa Branca, que seu governo está avaliando a possibilidade de uma tarifa de 10% sobre produtos importados da China a partir de 1º de fevereiro e que também vai taxar produtos da União Europeia.
A tarifa de 10% para a China seria bem menor do que os 60% mencionados por Trump durante sua campanha presidencial. A decisão de impor a taxa de 10% ocorre “baseada no fato de que os chineses estão enviando fentanil para o México e o Canadá”. O fentanil é uma droga opioide sintética, usado para tratar a dor e como complemento na anestesia. O anestésico é utilizado ilegalmente é uma das principais causas de morte por overdose nos Estados Unidos e entrou na mira do novo presidente dos Estados Unidos.
Trump ainda classificou a China como “abusiva”. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que a Chiva vai “proteger os interesses nacionais” e que guerras comerciais “não têm vencedores”.
O presidente também destacou que a União Europeia também terá seus produtos taxados no país. “A União Europeia é muito, muito ruim para nós”, declarou, reiterando comentários feitos na segunda-feira. “Por isso, eles terão de pagar tarifas. É a única forma… de alcançar justiça.”