Trump suspende tarifas ao México por um mês; bolsas americanas reduzem perdas
Informação foi passada em rede social pela presidente do México, Claudia Sheinbaum, e inclui outros acordos costurados com Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu as tarifas aplicadas ao México por um mês a partir desta segunda-feira, 3. A informação foi passada pela presidente do México, Claudia Sheinbaum, em seu perfil no X, antigo Twitter.
Segundo a presidente, ela e Trump tiveram “uma boa conversa”, com “grande respeito” pelo relacionamento entre os países e a soberania. A partir disso, foi possível chegar a uma série de acordos. No primeiro deles, o México vai reforçar imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas para os Estados Unidos, “particularmente o fentanil”.
Além disso, segundo a presidente mexicana, os Estados Unidos se comprometeram a trabalhar para impedir o tráfico de armas de alto poder ofensivo para o México e os dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio.
“Eles estão suspendendo as tarifas por um mês a partir de agora”, disse a presidente.
Em resposta à notícia, as bolsas americanas reduziram as perdas nesta tarde, após uma abertura de pressão nos negócios pelos desdobramentos da política de tarifas aplicadas por Trump ao Canadá, ao México e à China. Perto das 13h, o SP& 500 recuava 0,71%, enquanto o Nasdaq cedia 1,07%; o Dow Jones opera em baixa de 0,37%. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas globais, opera em leve alta de 0,36%, a 108,78 pontos.