Uber reduziu quantidade de sensores de segurança antes de acidente
Em 2016, ao substituir sua frota de carros da Ford por veículos da Volvo, a Uber também decidiu diminuir o número de sensores

A Uber reduziu a quantidade de sensores de segurança de seus carros autônomos antes do acidente que matou a ciclista Elaine Herzberg em Tempe, Arizona, no dia 18 de março. Os sensores são responsáveis por detectar objetos nas ruas. As informações foram divulgadas pela Reuters.
Em 2016, a Uber substituiu sua frota de carros da Ford por veículos da Volvo, segundo o site. Com a decisão, a empresa também decidiu reduzir o número de sensores da nova geração de carros autônomos – culminando em veículos com mais pontos cegos.
Ainda segundo a Reuters, o principal sensor dos carros autônomos é o sistema lidar que funciona como um radar para evitar acidentes. Enquanto os veículos da Ford possuíam sete unidades do lidar, o modelo da Volvo era equipado com apenas um.
Concorrentes da Uber também possuem mais sensores de segurança. No carro autônomo da Waymo, pertencente a Alphabet Inc. (controladora do Google), são seis sistemas lidar. O veículo da General Motors possui cinco.
A falta do sensor criou uma zona cega que impede que o veículo da Volvo detecte completamente os pedestres, de acordo com ex-funcionários da Uber e o chefe do centro de transporte da Universidade Carnegie Mellon, Raj Rajkumar.
A fabricante do lidar, Velodyne, admitiu à Reuters que o sistema tem um ponto cego de três metros ao redor do veículo. “Se você vai evitar pedestres, você vai precisar de um lidar lateral, especialmente durante a noite”, disse a presidente e chefe de desenvolvimento de negócios da Velodyne, Marta Hall.
A Uber se recusou a comentar sobre a redução da quantidade dos sensores de segurança. Recentemente, a empresa anunciou o encerramento dos testes de carros autônomos.
Três dias após o acidente da Uber, a Toyota anunciou a paralisação dos testes com seus veículos autônomos. Segundo a BBC, a montadora não tem um cronograma para reiniciar os testes. A Toyota tinha como expectativa fabricar carros autônomos em 2020.
Relembre o acidente da Uber:
Tempe Police Vehicular Crimes Unit is actively investigating
the details of this incident that occurred on March 18th. We will provide updated information regarding the investigation once it is available. pic.twitter.com/2dVP72TziQ— Tempe Police Department (@TempePolice) March 21, 2018