Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Uber vai banir usuários com nota baixa; saiba como ver sua avaliação

Passageiros com nota quatro, ou menor, recebem alertas sobre a própria avaliação e orientações para recuperá-la

Por Redação
Atualizado em 7 set 2018, 11h05 - Publicado em 7 set 2018, 11h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Usuários do Uber precisam ficar atentos às notas que recebem dos motoristas. Os clientes mal avaliados no aplicativo correm o risco de ser suspensos. O recurso está ativo desde junho deste ano, mas foi implementado de forma silenciosa.

    A nota máxima é cinco. Passageiros com nota quatro, ou menor, recebem alertas sobre a própria avaliação e orientações para recuperá-la. Caso o usuário continue a usar a plataforma, mas mantenha a pontuação baixa, a conta é banida.

    O caso ganhou repercussão após a Uber anunciar a implementação do recurso na Austrália e Nova Zelândia. Por lá, o sistema deve entrar em vigor a partir de 19 de setembro.

    A Uber informou à VEJA que o Brasil foi um dos primeiros países a receber o recurso.

    Uma punição similar já é aplicada aos motoristas. Recentemente, a Uber baniu do aplicativo um condutor que abandonou sua passageira cega no meio do caminho, sem informá-la onde estava. O relato foi compartilhado no Instagram da passageira Nathalia Santos.

    Continua após a publicidade
    View this post on Instagram

    Hoje pela manhã, pedi um carro em um app, como faço todos os dias, para ir ao trabalho. Assim que entrei, informei que sou cega e solicitei que me deixasse exatamente no endereço informado e, logo em seguida, pedi também que desligasse o ar condicionado, mas fui ignorada. 5 min. depois solicitei novamente o desligamento do ar e fiquei falando sozinha de novo. Da terceira vez falei que eu era alérgica e que por isso que estava pedindo… O motorista surtou, disse que se fosse pra desligar, que eu teria que sair do carro porque ele não era obrigado a fazer o que eu pedia… Insisti dizendo que eu era cega e que ele não podia me deixar ali…. Foi quando ele parou o carro, começou a gritar e disse que eu era cega por castigo, desceu do carro, no meio de um lugar que até então eu não sabia onde era e me expulsou do carro dele, aos berros. Não fui forte, só sabia/sei chorar… Estou me sentindo um grão de areia, uma gota d’agua; Muito ruim ficar vulnerável dessa forma, o meu ir e vir está cada vez mais cerceado. Sinto-me, a cada dia que passa, mais dependente diante desse tipo de situação e fico me perguntando até quando precisarei passar por isso? Obs.: Tomarei as providências legais. —- #PraCegoVer: Imagem de fundo preto, escrito “#REVOLTANTE” em letras brancas.

    A post shared by Nathalia Santos (@nathaliasantos) on

    Sobre o ocorrido, a Uber classificou o comportamento do motorista como “inaceitável”. “Lamentamos todo o episódio e já entramos em contato com a usuária”.

    Como ver sua avaliação

    Verificar a nota no aplicativo da Uber é simples. Assim que entrar na plataforma, basta abrir a barra lateral da esquerda. Para isso, você pode clicar no ícone de três barras localizado no alto da tela (também à esquerda) ou arrastar o dedo pelo celular, da esquerda para a direita.

    Continua após a publicidade

    Uma aba será aberta, mostrando sua quantidade de estrelas. Se clicar na nota, o usuário é direcionado para uma página, que explica a metodologia por trás da avaliação.

    Uber
    Sistema de avaliação do Uber (Reprodução/Reprodução)
    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.