Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

UE corta projeção de avanço do PIB da zona do euro em 2019 e 2020

Previsão deste ano caiu de 1,9% para 1,3% e do ano que vem, de 1,7% para 1,6%

Por Por Redação
7 fev 2019, 16h36

A Comissão Europeia cortou a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro –  conjunto de países que utilizam a moeda – em 2019 de 1,9% para 1,3% e, em 2020, de 1,7% para 1,6%. As previsões anteriores haviam sido divulgadas em novembro.

A estimativa para a União Europeia (UE), que inclui países que optaram por não utilizar o euro, mas pertencem ao bloco, como a Dinamarca e Suécia, também foi revisada para baixo, de 1,9% para 1,5% neste ano e de 1,8% para 1,7% no ano que vem.

“Um nível elevado de incerteza cerca a perspectiva econômica e as projeções estão sujeitas a riscos negativos”, afirma o órgão Executivo da União Europeia em comunicado. “Tensões comerciais, que têm pesado sobre o sentimento por algum tempo, foram aliviadas até certo ponto mas permanecem uma preocupação. (…) Para a UE, o processo do Brexit [saída do Reino Unido do bloco] permanece uma fonte de incerteza”, complementa.

A possibilidade de um aperto fiscal abrupto nos Estados Unidos em 2020 também gera riscos ao crescimento na região, segundo Bruxelas.

“Após o seu pico em 2017, a desaceleração da economia da União Europeia deve continuar em 2019”, afirmou em nota o comissário para Assuntos Econômicos e Financeiros da UE, Pierre Moscovici. “Essa desaceleração deve ser mais pronunciada que esperávamos no outono passado, especialmente na zona do euro, devido a incertezas no comércio global e fatores domésticos na nossa maior economia”, completou, referindo-se à Alemanha.

Continua após a publicidade

As revisões para os PIBs desse país e da Itália foram significativas. O Executivo da União Europeia ajustou sua previsão para o avanço da economia alemã em 2019 de 1,8% para 1,1% e, para a atividade italiana, de 1,2% para 0,2%. Já para 2020, a estimativa para o PIB da Alemanha foi mantida em aumento de 1,7%, enquanto o da Itália foi revisto de 1,3% para 0,8%.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.