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Venda de veículos novos cresce 5,5% em março, diz Fenabrave

Apesar da alta no período de um ano, o indicador registrou queda de 1,9% no primeiro trimestre de 2017

Por Da redação
3 abr 2017, 20h08
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  • De janeiro a abril, as montadoras exportaram 136,3 mil veículos, 24,3% mais que em igual período de 2015
    De janeiro a abril, as montadoras exportaram 136,3 mil veículos, 24,3% mais que em igual período de 2015 (Paulo Whitaker/Reuters/Reuters)

    A venda de veículos novos subiu 5,5% em março deste ano ante março de 2016. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidas 189.143 unidades. O resultado interrompe uma sequência de 26 meses em que as vendas só caíram na comparação interanual.

    Em relação a fevereiro, houve alta de 39,4%, avanço impulsionado pelo maior número de dias úteis em março (cinco a mais). No primeiro trimestre, no entanto, o mercado ainda enfrenta queda, de 1,9%, para 472.004 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

    Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, juntos, os emplacamentos somaram 183.850 unidades no terceiro mês do ano, expansão de 6,1% ante março de 2016. Sobre as vendas de fevereiro, o crescimento é de 38,8%. E no acumulado do primeiro trimestre, ainda contaminado pelas baixas de janeiro e fevereiro, o mercado tem retração de 1,1%, para 459.806 unidades.

    Entre os caminhões, a venda atingiu 4.124 unidades em março, tombo de 14,4% em relação ao março de 2016, mas alta de 57,9% ante fevereiro. No acumulado do ano, a queda é de 25,5%. No caso dos ônibus, foram 1.169 unidades vendidas em março, baixa de 2,5% em comparação com igual mês de 2016, mas avanço de 80,6% em relação a fevereiro. O recuo de janeiro a março é de 24,5%.

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    A expectativa da Fenabrave para o ano inteiro, considerando todos os segmentos, é de expansão de 2,42% em relação a 2016. No ano passado, as vendas alcançaram 2,05 milhões de unidades.

    Pessoa jurídica puxou alta

    O crescimento do mercado de veículos novos em março só foi possível porque as montadoras elevaram suas vendas para clientes que são pessoa jurídica, como locadoras, produtores rurais e frotistas em geral. Isso significa que a demanda do consumidor pessoa física, o cliente varejo, continua em queda.

    Como resultado, a participação do cliente pessoa jurídica no mercado total subiu para 37,4% em março deste ano, de 29,2% em março do ano passado. A proporção do consumidor pessoa física, por sua vez, caiu de 70,8% para 62,6%.

    Segundo avaliação de parte do mercado, o crescimento das vendas entre empresas é resultado de uma política mais agressiva de preços por parte das montadoras, que oferecem desconto para eliminar estoque. O nível de veículos encalhados nos pátios das montadoras e das concessionárias, segundo a Anfavea, subiu em fevereiro para 205.500 unidades, de 187.700 em janeiro. O número de dias necessários para eliminar o estoque também avançou, de 39 dias em janeiro para 42 dias em fevereiro.

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