O licenciamento de veículos novos no Brasil cresceu 26,63% em fevereiro de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado, de 156.880 para 198.653 unidades, informou nesta sexta-feira, 1, a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave). O valor considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Em relação a janeiro de 2019, porém, as vendas caíram 0,57%, segundo dados da entidade. Com isso, no primeiro bimestre, as vendas de veículos novos no país subiram 17,8% ano a ano, a 398,4 mil unidades.
As vendas de caminhões são destaque enquanto seguem em trajetória de recuperação. Elas avançaram 65,96% no mês passado sobre fevereiro de 2018, de 4.107 para 6.816 unidades. Já os emplacamentos de ônibus novos subiram 75,2 por cento, para 1.987 veículos.
Entretanto, na comparação mensal, ante janeiro de 2019, apenas o segmento de comerciais leves apresentou crescimento (1,7%)
Segundo os dados da entidade, o destaque de vendas no mês passado foi o grupo ítalo-americano FCA, que reúne as marcas Fiat e Jeep, e que registrou salto de 62% na comparação anual, para 37.819 veículos licenciados.
Na segunda posição aparece a General Motors, com vendas de 33.869 carros e comerciais leves em fevereiro, alta de 23,6% sobre mês de 2017. A montadora norte-americana foi seguida pela Volkswagen, que teve licenciamentos de 25.835 veículos no período, alta de 16%.
Já a Ford, que anunciou em fevereiro fechamento de fábrica na região metropolitana de São Paulo, teve alta de 12,6%, para 15.522 veículos emplacados, ficando na quinta posição no ranking, atrás da Renault, que apurou crescimento de 33,5%, para 15.879 veículos.
(Com Reuters)