Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Vendas no comércio avançam 0,8% em novembro, mas têm ritmo menor que 2020

Setor recuou em cinco das oito categorias pesquisadas na comparação mensal; em relação a novembro de 2020, comércio retraiu 4,2%

Por Larissa Quintino Atualizado em 14 jan 2022, 11h21 - Publicado em 14 jan 2022, 09h17

O volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 0,6% em novembro, na comparação com o mês anterior (0,2%), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira, 14. Mesmo com o avanço, mais da metade das atividades tiveram resultado negativo no período. Na comparação com o mesmo período de 2020, o mês da Black Friday teve desempenho bem pior no ano passado, com recuo de 4,2% na comparação. 

“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, analisa o gerente da Pesquisa Mensal do Comércio, Cristiano Santos.

Vale lembrar que, em novembro de 2020, o governo pagava o auxílio emergencial. Em novembro de 2021, o benefício foi substituído pelo Auxílio Brasil, concedido a menos pessoas.

Além dos auxílios, a condição da economia brasileira também mudou. Já em novembro, a inflação acumulada passava dos dois dígitos, no acumulado de doze meses, e a trajetória de alta na taxa básica de juros, a Selic, limitou o crédito. “Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias.”

Na comparação com outubro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas: móveis e eletrodomésticos (-2,3%), tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), combustíveis e lubrificantes (-1,4%) livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%) e informática e comunicação (-0,1). Supermercados (0,9%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%) avançaram. Já, ao olhar para novembro do ano passado, houve recuo em sete das oito atividades pesquisada pelo IBGE, com crescimento apenas de artigos farmacêuticos. 

No ano, o varejo acumula alta de 1,9% e, nos últimos doze meses, também crescimento de 1,9%. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.