Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fies terá 100 mil vagas a juro zero para alunos de baixa renda

As novas regras do Fies, anunciadas nesta quinta-feira pelo MEC, começam a valer para 2018. No total serão 300.000 vagas, divididas em três modalidades

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h53 - Publicado em 6 jul 2017, 12h07

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira as novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que começam a valer para 2018. Serão ofertados 300.000 contratos por ano, divididos em três modalidades – em uma delas, haverá 100.000 vagas a juro zero para estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Segundo o MEC, nesta categoria haverá apenas a correção da inflação e as prestações terão um valor equivalente a, no máximo, 10% da renda mensal familiar.

Os recursos para essa modalidade virão da União e, segundo o MEC, o estudante ficará ciente dos valores a pagar e índices aplicados para a correção das parcelas.

“Com o ‘Novo Fies’ estamos garantindo o acesso ao ensino superior com um programa de crédito sustentável, com juro zero para quem mais precisa e ampliando o número de vagas do programa”, afirmou o ministro da Educação Mendonça Filho, durante a coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta manhã.

Modalidades do Fies

Na segunda modalidade, que o ministro qualificou como “Fies regional”, serão ofertadas 150.000 vagas, para alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Segundo o MEC, os juros serão baixos – de até 3% ao ano – e sujeitos ao risco de crédito dos bancos. A taxa atual de juros do Fies era de 6,5% ao ano, segundo o MEC. O recurso para esse crédito virá dos fundos constitucionais regionais

Continua após a publicidade

Na terceira modalidade, serão oferecidas 60.000 vagas anuais – o MEC ainda discute a criação de uma nova linha de financiamento que pode garantir outras 20.000 vagas para 2018 – também para alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos. De acordo com o MEC, as taxas de juros aplicadas a esses contratos devem ser maiores que 3% e menores que as taxas aplicadas por bancos privados. Contudo, ainda não há previsão sobre os valores. As fontes de financiamento para essa categoria de vagas serão o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) e os fundos de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A portaria que regulamente as datas do processo seletivo submetido às novas regras deve ser publicada nesta sexta-feira pelo MEC. Para garantir as novas regras, o governo afirmou que vai enviar uma Medida Provisória para o Congresso com o objetivo de evitar a descontinuidade, o risco fiscal e operacional, bem como garantir as medidas preparatórias para a adesão dos bancos, constituição de um novo fundo garantidor e novos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) para a seleção e financiamento dos contratos.

Vagas do Fies

O Fies ofereceu 75.000 vagas no segundo semestre de 2016, 150.000 no primeiro semestre deste ano e deve ofertar mais 75.000 mil no segundo semestre de 2017. A seleção para as vagas deste ano ainda segue as regras anteriores.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.