Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘Inovei desde o começo’, diz finalista do ‘Nobel do giz e lousa’

Candidato ao Global Teacher Prize, o capixaba Wemerson da Silva Nogueira conta como transformou o ensino até em escolas dominadas pelo tráfico

Por Meire Kusumoto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 18h37 - Publicado em 18 mar 2017, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um dos dez melhores professores do mundo tem apenas 26 anos, é filho de lavradores, nasceu e cresceu em uma cidade do interior do Espírito Santo e precisou lidar com traficantes de drogas e alunos que portavam armas de fogo nas escolas onde lecionou. O biólogo Wemerson da Silva Nogueira, natural de Nova Venécia, a 200 quilômetros da capital, Vitória, é finalista do Global Teacher Prize, uma espécie de Nobel do giz e lousa que recompensa com 1 milhão de dólares ao longo de dez anos um mestre que tenha feito grande contribuição à profissão. O anúncio do vencedor acontece neste domingo, 19, em Dubai — será a primeira viagem internacional de Wemerson.

    Em entrevista a VEJA, ele conta como abraçou o magistério: “No 1º ano do ensino médio, conheci um estudante que estava sempre quieto, não se esforçava nas lições. Ele me contou que seus pais usavam drogas. Pensei que precisava salvar o garoto, e fiz isso por meio dos estudos. Assim me decidi pela docência. Minha motivação é transformar a vida dos meus alunos”. Wemerson também falou de sua primeira aula após formar-se professor.

    Continua após a publicidade

    “Comecei em fevereiro de 2012, ensinando ciências a uma turma da 6ª série. Quando cheguei, vi os alunos xingando, correndo, gritando, uma desordem total. Aquela cena foi horrível, eu não conseguia falar. Chorei quando cheguei em casa. No dia seguinte, decidi que iria mostrar quem mandava ali. Dei um grito forte, e a bagunça parou. Mas pensei que, depois do berro, eu deveria ter algo a oferecer. Tirei os alunos da sala, sentamos no quintal e comecei a apresentar o conteúdo. Todo mundo prestou atenção. Prometi que as aulas seriam sempre no jardim, mas a turma precisava se organizar, fazer fila para sair. Inovei desde o começo.”

    https://www.youtube.com/watch?v=yJn8LQwDE8o

    Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.