Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jovens que valem ouro

Estudantes brasileiros conquistam prêmio em torneio mundial de engenharia e mostram que estão no mesmo nível de alunos estrangeiros

Por Abril Branded Content
Atualizado em 29 nov 2017, 16h00 - Publicado em 28 nov 2017, 11h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A experiência que um grupo de 12 alunos da escola particular St. Paul’s, em São Paulo, teve ao participar de um campeonato de engenharia automotiva no exterior, mostrou o potencial que o Brasil tem no que diz respeito à tecnologia e inovação. Liderada pelos estudantes do ensino médio Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, de 18 anos, e Freddy Rabbat Neto, de 17, a equipe foi inscrita, em maio deste ano, na competição de origem inglesa Greenpower, que engaja alunos em uma corrida de carros elétricos.

    Em cinco meses, eles e seus colegas enfrentaram um grande desafio: desenvolveram um carro para competir na Inglaterra contra 134 equipes. O resultado do comprometimento veio por meio da primeira colocação para o país no quesito projeto de engenharia. “Foi um resultado muito importante para nós, pois competimos com escolas europeias e americanas que já tinham mais de dez anos de experiência no desenvolvimento desses veículos”, diz Carlos Alberto. 

    Ainda pouco conhecido no Brasil, o projeto Greenpower existe desde 1999 na Inglaterra. Com o passar dos anos, começou a envolver eliminatórias em escolas e universidades de outros países, como Estados Unidos, Portugal e Polônia. A ambição de instituições de ensino brasileiras de participar do projeto nasceu há cerca de três anos, porém, todas esbarravam na falta de recursos. Neste ano, no entanto, o grupo encabeçado pela dupla Carlos Alberto e Freddy Rabbat Neto arregaçou as mangas para dar vida ao projeto. Chamado de Lion Racing BR, o grupo competiu na categoria F24+ (estudantes de 16 a 25 anos), a mais disputada.

    Na competição, a organização fornece o motor elétrico e a bateria. Cabia aos alunos, então, desenvolver e testar o carro no Brasil em poucos meses angariar recursos para participar do programa em outubro, na Inglaterra. Com o apoio da escola, a equipe, então, se organizou e dividiu as funções para conseguir parceiros. Para as ideias de engenharia, o time contou com o apoio dos especialistas da CAOA Montadora, com Marcio Alfonso, engenheiro-chefe e Wellington Ortiz Jr., engenheiro consultor, além da Edag, empresa alemã especializada em soluções de mobilidade, com filial no ABC Paulista. Já os testes do carro e as adaptações finais foram feitos no campo de provas da montadora CAOA (produz utilitários e SUVs da Hyundai), em Anápolis, Goiás. A logística para a Europa ficou por conta da parceria com a DHL.

    Como prova de que uma gestão eficiente traz resultados, o grupo concluiu a corrida em 22º lugar, além de chegar na primeira colocação da categoria de projeto de engenharia. “Foi um resultado excepcional pelo pouco tempo para desenvolver e testar a estrutura tubular e a carenagem que envolve o carro”, conta Ortiz. “Conhecendo o circuito, poderemos ter um resultado melhor em 2018.” 

    Continua após a publicidade
    Caoa_Veja_05_FINAL-2
    Equipe_ Em pé, da esq. para a dir: Diego Mendonça, professor; Fábio Luchesi Neto; Felipe Rosset; Carlos Philippe Andrade; Kristian Soisalo; e Giorgio Quartara. Sentados, da esq. para a dir: Franco Fonseca; Ana Luiza Nogueira; Freddy Rabbat Neto; Carlos Alberto Andrade Filho; Henrique Lorente; e Kamel El Jamal (Julia Rodrigues/Estúdio ABC)

    Mais que uma competição entre estudantes, o projeto é uma oportunidade única de eles terem a experiência de trabalhar em equipe, como se fossem uma empresa. Diante do resultado, o grupo sonha, agora, em conseguir apoio para trazer o modelo da iniciativa britânica ao Brasil. E os líderes Carlos Alberto e Freddy Robbat já traçam planos para desenvolver no Brasil uma fundação com objetivos semelhantes aos do Greenpower. “A ideia é começar com faculdades de engenharia e colégios de origem estrangeira, mas no futuro envolver escolas particulares e públicas, num projeto de engajamento científico, sustentável e de inclusão social”, afirma Carlos Alberto.

    Se depender da Edag, os jovens terão todo apoio. “Sem dúvida, o programa inglês Greenpower é um laboratório para os amantes de engenharia que buscam alternativas sustentáveis”, explica Márcio Santos, gerente da EDAG.

    Continua após a publicidade

    A expectativa dos jovens é a de tirar o projeto, ainda embrionário, do papel já no próximo ano. A ideia é aplicar o que eles aprenderam no Greenpower para contatar empresas e instituições interessadas a fim de conseguir o suporte necessário. São jovens como eles que vão construir o futuro que o país precisa.

    caoa-super-nov-FINAL-2
    Reconhecimento_ veículo produzido no quesito Projeto de Engenharia, a equipe garantiu a primeira colocação (Carlos Alberto Filho/Estúdio ABC)
    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.