Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Prova de humanas do Enem privilegiou questões do cotidiano

Para professores do curso Anglo, questões estavam mais fáceis e contemporâneas em história e sociologia, mas mais complexas em filosofia

Por Larissa Faria
Atualizado em 4 nov 2018, 21h28 - Publicado em 4 nov 2018, 21h27

A prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, uma das três realizadas neste domingo por estudantes de todo o Brasil, assim como a de linguagens e códigos e a redação, teve, como de praxe, noventa questões, que contemplam as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia.

Na avaliação dos professores do Anglo Vestibulares, instituição de ensino parceira de VEJA na correção e cobertura das provas, as questões se aproximaram de temas do cotidiano, sobretudo em sociologia, em que estes tiveram amplo predomínio em comparação com as teorias políticas, mais comuns a outros vestibulares. Temas como democracia, machismo, globalização e redes sociais foram citados.

“É uma tendência do Enem trazer assuntos que não estão nos livros didáticos, mas no nosso cotidiano e cultura”, afirmou Jucenir Rocha, professor de sociologia do curso pré-vestibular. Já as questões de história, que costumam ser “cabeludas”, nas palavras de Gian Dorigo, que leciona essa disciplina e também filosofia no Anglo, estavam tranquilas.

“As perguntas não eram ambíguas ou polêmicas e não tinham alternativas que deixassem dúvida na hora de responder”, conta, dizendo que considerou a prova da matéria fácil, algo que não sentiu com as questões de filosofia. “Eram apenas seis questões, mas bem complexas. Os textos eram árduos, difíceis para o entendimento de um aluno do ensino médio”, comentou.

A publicação oficial dos gabaritos e cadernos de questões deve ser feita apenas em 14 de novembro, no site do Inep. Por isso, os professores do Anglo Vestibulares realizam em parceria com VEJA a correção e divulgação de um gabarito extraoficial.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.