Vídeo: A tragédia da educação brasileira contada por quem a viveu
Vinte cinco anos após a visita de Lula a bairro pobre de Caruaru, Pernambuco, VEJA conversa com as pessoas que conversaram com o presidente

Há quase 25 anos, o presidente Lula, durante seu primeiro mandato, pousou de helicóptero em Vila Canaã, distrito de Caruaru, no agreste pernambucano. Ali, encontrou um grupo de crianças, com quem interagiu por alguns minutos. A breve conversa foi registrada pelo fotógrafo oficial da presidência da República, Ricardo Stuckert e despertou a curiosidade do ex-ministro da educação, Cristovam Buarque. “Quis saber quem eram aquelas pessoas, como viviam, se iam à escola”, diz Buarque.
O que aconteceu depois se tornou um retrato da falência da educação brasileira. Nenhum deles terminou os estudos e a escolaridade que receberam não foi capaz de fazê-los romper o ciclo de pobreza. No Brasil, os melhores cargos e salários ficam reservados aos profissionais que conseguem obter um diploma universitário. A educação básica, que vai da educação infantil ao fim do ensino médio, tem registrado melhorias modestas ao longo dos últimos anos, mas não tem feito diferença na vida de quem se dedica apenas a esse período do aprendizado.
Recentememente, VEJA visitou Vila Canaã, o depoimento desses personagens é um tocante relato que aponta para a necessidade urgente de se priorizar o aumento da qualidade do que é ensinado em sala de aula.