Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Carnaval: Beija-Flor é a grande campeã de 2018

Com enredo sobre 'monstruosidades' e estrelas em destaque, a escola de Nilópolis agitou a Sapucaí falando de problemas sociais

Por Da redação
Atualizado em 14 fev 2018, 18h11 - Publicado em 14 fev 2018, 16h56

A Beija-Flor é a grande campeã do Carnaval do Rio em 2018. Última escola a desfilar pelo Grupo Especial do Rio, a escola fechou o “Carnaval dos protestos” com ativismo do começo ao fim. Com o enredo Monstro É Aquele que Não Sabe Amar – Os Filhos Abandonados da Pátria que os Pariu, a escola propôs um paralelo entre a obra Frankenstein, de Mary Shelley, que está completando dois séculos, e a história do Brasil. 

O grêmio de Nilópolis cantou contra a corrupção, a violência, a intolerância religiosa, e outros problemas sociais com participação de estrelas como Pabllo Vittar e Jojo Todynho. O desfile contou com foliões vestidos de vampiro para representar o governo – a Paraíso do Tuiuti, a segunda colocada na classificação geral, associou a figura mitológica ao presidente Michel Temer -, além de ratos e “lobos em pele de cordeiro” no papel de políticos. A escola também reproduziu cenas de violência nas favelas cariocas e as constantes mortes de moradores e policiais.

Este foi o 14º título da Beija-Flor no Carnaval do Rio de Janeiro – a escola só fica atrás da Portela e da Mangueira como agremiação que mais venceu no Grupo Especial. A última vitória da Beija-Flor havia acontecido em 2015.

As seis primeiras colocadas – Beija-Flor, Paraíso do Tuiuti, Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel – voltarão à Marquês de Sapucaí no Sábado das Campeãs, no dia 17. Neste ano, as agremiações rebaixadas para o Grupo de Acesso Série A foram a Império Serrano e a Grande Rio. Confira a classificação geral:

1º Beija-Flor – 269,6

Continua após a publicidade

2º Paraíso do Tuiuti – 269,5

3º Salgueiro – 269,5

4º Portela – 269,4

5º Mangueira – 269,3

Continua após a publicidade

6º Mocidade Independente de Padre Miguel – 269,3

7º Unidos da Tijuca – 269,1

8º Imperatriz – 268,8

9º Vila Isabel – 268,1

Continua após a publicidade

10º União da Ilha – 267,3

11º São Clemente – 266,9

12º Grande Rio – 266,8

13º Império Serrano – 265,6

Continua após a publicidade

Paraíso do Tuiuti, a surpresa

A grande surpresa do Carnaval de 2018 acabou ficando por conta da Paraíso do Tuiuti, que no ano passado viu um de seus carros alegóricos causar um grave acidente na Sapucaí e em 2018 foi a vice-campeã. Neste ano, a escola trouxe o enredo Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?, sobre os 130 anos da Lei Áurea. Um trecho da letra dizia: “Não sou escravo de nenhum senhor / Meu Paraíso é meu bastião / Meu Tuiuti o quilombo da favela / É sentinela da libertação”.

Carnaval RJ 2018 - Presidente Vampiro da Paraíso do Tuiutí
Presidente Vampiro da Paraíso do Tuiutí antes do desfile na Marques de Sapucaí – 12/02/2018 (Reprodução/Twitter)

Mas a escola mergulhou mais fundo na questão política e criticou a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso. A agremiação ainda ironizou manifestantes que pediram o impeachment de Dilma Rousseff e, no último carro alegórico, apresentou um presidente-vampiro, em uma referência a Michel Temer. 

Em 2017, um dos carros alegóricos da Paraíso do Tuiuti perdeu o controle e prensou pessoas em uma grade que separava a avenida da arquibancada. O acidente deixou uma pessoa morta, a radialista Elizabeth Ferreira Joffe, conhecida como Liza Carioca, e cerca de vinte feridos.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.