Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Morre Maurício Sherman, diretor da Globo e criador do ‘Fantástico’

O produtor descobriu grandes nomes da televisão brasileira, como Xuxa e Angélica, além de dirigir humorísticos de sucesso: 'Zorra Total' e 'Os Trapalhões'

Por Redação
Atualizado em 17 out 2019, 11h04 - Publicado em 17 out 2019, 10h16

Pioneiro na televisão brasileira, o ator, diretor e produtor Maurício Sherman morreu na manhã desta quinta-feira, 17, aos 88 anos, em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Sherman descobriu sucessos da TV, como Xuxa e Angélica. Em diversas passagens pela Globo, ajudou a criar o Fantástico e dirigiu programas de humor, como Faça Humor, Não Faça Guerra, Os Trapalhões e os de Chico Anysio.

Informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas pela família do diretor.

Trajetória

Maurício começou sua carreira em 1949, quando foi convidado a trabalhar na Rádio Guanabara pelo ator Paulo Renato, diretor da emissora. Participou de projetos ao lado de Chico Anysio, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Jayme Barcellos, Fernando Torres e Elizeth Cardoso.

Continua após a publicidade

Em 1954, passou a trabalhar na TV Tupi do Rio de Janeiro, onde ficaria por dez anos. Durante este período, atuou no Sítio do Picapau Amarelo, nas Fábulas Animadas (com Júlio Gouvêa) e dirigiu um teleteatro com Heloísa Helena.

Começou sua longa carreira na TV Globo em 1965. Seu primeiro trabalho na emissora foi a direção do Espetáculo Tonelux, programa apresentado por Marília Pêra, Gracindo Jr., Riva Blanche e Paulo Araújo. O musical era gravado ao vivo no auditório da Globo, com a presença de cantores da Jovem Guarda e uma orquestra.

Deixou a emissora três anos depois, em 1968, quando o programa que então dirigia, Noite de Gala, passou a ser exibido na TV Excelsior. Convidado a trabalhar na TV Tupi para comandar uma equipe de criação, Maurício ficou lá até 1972. A boa relação com TV Globo o fez voltar em 1972 para dirigir o programa humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra, com Jô Soares.

Continua após a publicidade

Em 1973 ajudou a criar o programa semanal Fantástico e foi um dos diretores da atração por três anos. No mesmo ano, dirigiu também o Moacyr Franco Show até 1977. Permaneceu fora da emissora durante quatro anos e voltou em 1981 para dirigir os programas humorísticos de maior sucesso da época: Chico Anysio Show e Os Trapalhões. 

Em 1983, na recém-inaugurada TV Manchete, lançou duas das maiores estrelas da TV brasileira dos anos 80: Angélica e Xuxa. Ele dirigiu os programas infantis apresentados por elas.

Maurício Sherman volta à Globo em 1988, como diretor executivo da Central Globo de Produção. Nos doze anos seguintes, desempenhou várias funções: foi diretor de núcleo do horário das 18h; diretor do musical Globo de Ouro; diretor artístico do Fantástico; diretor do departamento de Projetos Especiais e diretor da área de controle de qualidade.

Continua após a publicidade

Ele ainda foi o responsável por transformar o Vídeo Show em um programa diário. Dirigiu, de 1999 a 2015, o humorístico Zorra Total, um de seus últimos trabalhos na TV. Em 2001, foi diretor do Domingão do Faustão.

 

Mais informações em instantes

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.