Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Fernanda Montenegro aciona Facebook após ataques de ódio

Atriz publicou uma mensagem curta em defesa da liberdade artística e recebeu uma avalanche de comentários agressivos. Site se limitou a sugerir bloqueio

Por Maria Carolina Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 20h31 - Publicado em 1 nov 2017, 10h39

A atriz Fernanda Montenegro, 88, se tornou o novo alvo dos haters que usam a internet para pedir boicote a exposições, caso da Queermuseu, abreviada em Porto Alegre depois da ação de grupos conservadores como o MBL (Movimento Brasil Livre), e para atacar artistas como Caetano Veloso, que acaba de vencer o mesmo MBL e o ator Alexandre Frota na Justiça em um processo por difamação. Em meio à oposição que artes e artistas vêm sofrendo, Fernanda usou o seu perfil oficial no Facebook para defender a liberdade de expressão com uma mensagem de pouco mais de uma linha. Foi o que bastou para receber uma enxurrada de comentários agressivos, muitos impublicáveis.

“Meu protesto a respeito de qualquer censura à expressão da arte no Brasil”, diz a publicação, feita em 20 de setembro pela equipe da atriz que administra a sua página. A própria Fernanda não é dada às redes sociais. O tom dos comentários – de ameaça à vida da atriz e marcado por palavras de baixo calão – levou a equipe de Fernanda Montenegro a acionar o Facebook, usando a ferramenta de denúncia disponibilizada no próprio site.

“Tomamos as providências conforme o regulamento do site. Mandamos prints das ameaças. A resposta que o Facebook nos deu foi que as pessoas não ultrapassaram nenhuma linha, não cometeram nenhum pecado ao usar palavras de morte. O Facebook nos orientou a bloquear esses usuários, que continuam na rede”, diz Carmen Mello, produtora de Fernanda Montenegro. Ao menos a princípio, diz Carmen, a atriz descarta ir à Justiça.

fernanda_montegengro_ameaca
Exemplo ‘leve’ de ataque à atriz Fernanda Montenegro no Facebook (Reprodução/Facebook)
Continua após a publicidade

fernanda_montegengro_ameac5

fernanda_montegengro_ameac4

Continua após a publicidade

fernanda_montegengro_ameac2

Embora essa seja uma das publicações mais atacadas na página oficial da atriz, não é a única em que Fernanda Montenegro se posiciona a favor das artes e contra o alarido crítico que vem ganhando corpo de setembro para cá. Considerada a grande dama do teatro brasileiro, com um Emmy Internacional pela série Doce de Mãe e uma indicação ao Oscar pelo filme Central do Brasil, Fernanda Montenegro passou a ser malvista por uma parcela do público desde que falou em “desacovardamento” em um vídeo do movimento 342Artes, que defende a liberdade artística.

A atriz, no entanto, segue firme em sua defesa das artes. Na noite desta terça-feira, publicou um clipe de imagens de espetáculos do Teatro Oficina. O teatro, que tem como diretor e figura central o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, luta contra o projeto do empresário e apresentador Silvio Santos de construir torres residenciais de mais de 100 metros de altura em seu entorno, que põem em risco a integridade do projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. A arquiteta, que morreu antes da reinauguração do teatro, previa um parque cultural ao redor.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.