Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Vila Isabel faz belíssimo desfile, mas tem problemas na evolução

Escola seria candidata ao título se não tivesse apresentado tantos erros: chegou até a estourar o tempo

Por Fernando Molica, do Rio de Janeiro
Atualizado em 5 mar 2019, 00h42 - Publicado em 5 mar 2019, 00h36

A Vila Isabel não quis saber de enredos críticos ou que exaltassem a herança africana neste segundo dia do Grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro. Fez um desfile clássico e luxuoso, que remetia ao passado – do Brasil e das escolas de samba.

A Vila fez o que o mundo do samba chama de “enredo CEP”, quando a escola, em busca de patrocínios, homenageia uma cidade. A escolhida foi Petrópolis, na serra fluminense, marcada pela influência da família imperial. O desfile se concentrou na cidade, nos imperadores e na Princesa Isabel.

No Império da Vila não houve conflitos, e até índios, exterminados pelo colonizador, estavam felizes. A escravidão – que durou quase todo o período do Império – só foi citada no fim do desfile, que destacava o papel de Isabel na abolição. A irmã e a filha de Marielle Franco foram colocadas no carro alegórico e deram uma atualizada no enredo.

Até o samba parecia com os tempos pretéritos das escolas: exibia chavões como “águas cristalinas”, “noite imortal” e “raro esplendor”.

Apesar do compromisso com o passado, a Vila fez um belíssimo desfile, trouxe as melhores alegorias e fantasias vistas no sambódromo em 2019, e seria candidata ao título se não tivesse apresentado tantos problemas de evolução. Correu e chegou a estourar o tempo de desfile. Tratou bem a homenageada que, como diz o samba, emprestou seu nome ao bairro de Noel e à própria escola: a Vila é Isabel por conta da princesa.

Continua após a publicidade
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel
Componente da escola de samba Unidos de Vila Isabel, durante desfile na Marquês de Sapucaí – 04/03/2019 (Sergio Moraes/Reuters)
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel
Carro alegórico da escola de samba Unidos de Vila Isabel, durante desfile no Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 04/03/2019 (Sergio Moraes/Reuters)
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel – Sabrina Sato
Sabrina Sato, rainha de bateria da escola de samba Unidos de Vila Isabel – 04/03/2019 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
Continua após a publicidade
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel
Com o enredo ‘Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro’, a escola de samba Unidos de Vila Isabel desfila na Marquês de Sapucaí – 04/03/2019 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel
Com o enredo ‘Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro’, a escola de samba Unidos de Vila Isabel desfila na Marquês de Sapucaí – 04/03/2019 (Sergio Moraes/Reuters)
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel
Porta-bandeira da escola de samba Unidos de Vila Isabel durante desfile na Marquês de Sapucaí – 04/03/2019 (Pilar Olivares/Reuters)
Carnaval RJ – Unidos de Vila Isabel
Componentes da escola de samba Unidos de Vila Isabel durante desfile no Sambódromo da Marquês de Sapucaí – 04/03/2019 (Pilar Olivares/Reuters)
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.