A inovação do Tik Tok chega ao futebol: uma câmera exclusiva e ao vivo em Lionel Messi
Transmissão vai acontecer em jogo entre Inter Miami e Necaxa, pela Leagues Cup

A MLS (Major League Soccer) continua inovando, e para isso vai usar uma das principais plataformas do mundo, o Tik Tok, com enorme alcance entre o público infanto-juvenil, para fazer uma transmissão exclusiva e ao vivo focada em Lionel Messi. Isso vai acontecer no próximo dia 2 de agosto, no duelo Inter Miami e Necaxa, do México, pela Leagues Cup. Será gratuito, e os fãs de todo o mundo podem acompanhar na conta @MLS do TikTok, com transmissões simultâneas em @InterMiamiCF e @AppleTV.
De acordo com a liga norte-americana, o projeto leva o nome de “Player Spotlight: Messi”, com a promessa de acompanhar todos os movimentos do craque argentino. Mas como isso será feito? A exibição terá um formato vertical e otimizado para dispositivos móveis. Desta vez, vai ter mais recursos, como câmeras e gráficos personalizados, maior do que na iniciativa inicial já feita pela MLS com o Tik Tok em outubro de 2024, em um dos jogos do Inter Miami pela MLS. Na ocasião, a transmissão obteve 6,4 milhões de espectadores nas páginas do TikTok da liga e do time de Messi, estabelecendo o recorde de maior audiência ao vivo para um evento esportivo dos EUA nesta plataforma.
A inovação faz parte de um acordo feito entre MLS e o TikTok, que começou em 2023 e foi renovado em abril deste ano, com objetivo de enriquecer a experiência dos torcedores e fortalecer a conexão deles com a liga e seus atletas. Na parceria, a transmissão com uma câmera exclusiva focada em Messi tem o apoio da Apple TV, detentora dos direitos de transmissão da liga norte-americano.
Dados do final de 2024 apontam que a Apple teve um aumento significativo no número de assinaturas do MLS Season Pass, serviço de streaming que transmite os jogos da liga, alcançando um recorde de 1 milhão de assinantes, impulsionado pelo interesse global em ver Messi jogar na MLS. O acordo entre a Apple e a MLS é de 10 anos, com um valor estimado de US$ 2,5 bilhões.
O futebol também tem elevado os números dentro da rede social. Segundo o anúncio oficial da renovação, houve 9,5 milhões de publicações usando #futebol no aplicativo no segundo semestre de 2024. De acordo com o Tik Tok, este novo formato de transmissão vai ser gratuito nas contas oficiais da MLS e do Inter Miami na rede social, e a intenção da plataforma é fazer com que os fãs vivenciem uma partida sob a ótica do craque dentro de campo.
“Hoje em dia, os clubes de futebol estão cada vez mais focados em melhorar a experiência dos torcedores tanto dentro quanto fora dos gramados. Aqueles que reconhecem a importância dessa conexão e buscam potencializar essa relação tendem a fortalecer o vínculo com o público, oferecendo benefícios e experiências exclusivas que tornam o envolvimento com o time ainda mais gratificante”, comenta Sara Carsalade, co-founder e responsável pela vertical de esportes da Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios-torcedores.
Desde que Messi chegou ao Inter Miami, a conta do clube (@intermiamicf) no Instagram teve um crescimento exponencial e hoje conta com 17,7 milhões, maior do que qualquer clube brasileiro, por exemplo. Já a conta da @mls na plataforma chegou a 5 milhões de seguidores neste mês.
“A MLS tem uma posição única para inovar no futebol mundial. Muito controle sobre o produto, em um mercado altamente desenvolvido em tecnologia e anunciantes como os EUA, onde o futebol cresce bastante, mas ainda não é consolidado e mais estabilizado como a NFL e NBA, por exemplo. Isso permite que a Liga se entenda mais como um conglomerado de mídia e foque no que importa – conquistar a atenção das gerações atuais e futuras, moldando seus formatos e modelos de negócio para o que realmente pode não só apontar tendências, mas criá-las”, acrescenta Alexandre Vasconcellos, gerente regional da Flashscore no Brasil, com experiência em marketing esportivo, comunicação, inovação e ESG no mundo dos esportes.