Aberto da Austrália: João Fonseca perde para Lorenzo Sonego na segunda rodada
Mesmo com ajuda de uma torcida barulhenta, tenista não supera italiano e para no torneio de Grand Slam

João Fonseca perdeu do italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do Aberto da Austrália, em Melbourne, em uma partida muito disputada e que durou quase quatro horas. As parciais foram 7/6 (8/6); 3/6; 1/6; 6/3; 3/6.
Com a derrota, Fonseca encerra a participação em seu primeiro Grand Slam. Aos 18 anos de idade, o brasileiro passou pela fase classificatória ao vencer três jogos e derrotou o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na primeira rodada. Ainda assim, deve terminar entre os cem melhores tenistas masculinos do mundo, no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP, na sigla em inglês).
Como foi o jogo?
O jogo começou intenso e muito disputado, game a game, sem que nenhum dos adversários deixasse abrir muita diferença. No fim do primeiro set, Fonseca fez 6 a 3 no tie-break, com o italiano salvando três set points. O brasileiro se recuperou e fechou o primeiro set em 7 a 6 (8/6).
O segundo set viu Sonego se impor. Após um primeiro game difícil, onde Fonseca confirmou o serviço em 5 minutos, o italiano quebrou o brasileiro e abriu 2 a 1. Fonseca cometeu erros e não aproveitou a chance de quebrar de volta. Sonego, consistente, fechou a parcial em 6 a 3, empatando a partida e encerrando a sequência de 20 sets vencidos por Fonseca na temporada.
No início do terceiro set, Fonseca desperdiçou uma chance de quebra no primeiro game, e Sonego aproveitou para confirmar seu saque. O italiano conseguiu quebrar o serviço do brasileiro no quarto game e, mesmo com o apoio de uma torcida com vibração de estádio de futebol, o brasileiro não conseguiu se recuperar. Com o jovem visivelmente fora de ritmo e acumulando erros, Sonego dominou o set, obtendo mais uma quebra e fechando em 6 a 1.
No quarto set, Fonseca voltou ao jogo. O brasileiro se soltou e passou a arriscar mais, obrigando Sonego a se movimentar bastante. Com a torcida brasileira o incentivando, o jovem confirmou seu saque e quebrou o do italiano após uma dupla-falta, abrindo 2 a 0. Mesmo com Sonego tentando reagir, Fonseca manteve a vantagem e, com um ace, fez 4 a 1. A disputa seguiu acirrada, com Sonego resistindo e Fonseca buscando definir o set. No final, o brasileiro encontrou seu ritmo e fechou em 6/3, levando a decisão para o quinto set.

A tensão tomou conta do quinto set. Apesar do cansaço evidente, Fonseca e Sonego confirmaram seus serviços iniciais. O brasileiro teve chance de quebra no sétimo game, mas Sonego se recuperou. Em seguida, o italiano quebrou o saque de Fonseca, abrindo 5/3 e pressionando o brasileiro. Fonseca ainda tentou reagir, mas Sonego fechou o set em 6/3 e venceu a partida.
E agora?
Sonego, 55º colocado do ranking da ATP, vai enfrentar o húngaro Fabian Maroszan na terceira rodada do torneio. Maroszan derrotou outro brasileiro, Thiago Wild, e Francis Tiafoe na competição.