As lições do Fluminense para o Flamengo na Copa do Mundo de Clubes
Com um gol de Cano de cabeça, logo no início da partida, e outro de Hércules, nos acréscimos, o time das Laranjeiras superou o vice-campeão europeu

O Fluminense ganhou da Internazionale de Milão por 2 a 0, em jogo válido pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, no Bank of America Stadium, em Charlotte, nos Estados Unidos. Com um gol de Cano de cabeça, logo no início da partida, e outro de Hércules, nos acréscimos, o time das Laranjeiras superou o vice-campeão europeu e garantiu a passagem para as quartas. A expectativa geral é que enfrente o Manchester City de Pep Guardiola e Haaland, que joga nesta segunda, 30, contra o Al-Hilal.
Renato Gaúcho abdicou da formação tradicional do Fluminense para espelhar o esquema tático da Inter e armou o time brasileiro em um 3-5-2, usando o sistema de três zagueiros, avançando os alas e povoando o meio campo. Diferentemente do que se anunciava, o tricolor das Laranjeiras partiu para o abafa logo depois do pontapé inicial, impondo uma pressão que foi sentida pelos italianos. Deu certo.
O Fluminense marcou logo no 3º minuto de jogo, com o argentino Germán Cano, que estava completando 200 apresentações com a camisa tricolor. Depois de segurar a resposta dos italianos, com direito a forte pressão, chutes que exigiram destreza de Fábio e até uma bola na trave, o tricolor voltou a balançar as redes já nos acréscimos, com golaço de Hércules.
“Tínhamos que errar o menos possível, e erramos pouco”, disse Renato Gaúcho, após a partida. “Tivemos poucas oportunidades. Mas, nas que tivemos, fizemos os gols que nos deram a classificação. O grupo está de parabéns, nossos torcedores, também.”
Com a classificação do Fluminense, o futebol brasileiro terá dois representantes entre os oito melhores times do Mundial. O Palmeiras também avançou às quartas e terá o Chelsea FC como adversário, na sexta-feira, 4, na Filadélfia. No mesmo dia, os comandados de Renato Gaúcho jogarão contra Manchester City ou Al Hilal, que se enfrentam ainda nesta segunda, 30.
Escalações:
Inter de Milão
Yann Sommer; Matteo Darmian, Stefan de Vrij e Alessandro Bastoni; Denzel Dumfries (Luís Henrique), Henrikh Mkhitaryan (Valentín Carboni), Kristjan Asllani (Petar Sucic), Nicolò Barella e Federico Dimarco; Lautaro Martínez (c) e Marcus Thuram (Sebastiano Esposito)
Técnico: Cristian Chivu
Fluminense
Fábio; Ignácio, Thiago Silva (c) e Juan Freytes; Samuel Xavier, Martinelli (Hércules), Facundo Bernal (Thiago Santos), Nonato (Lima) e Renê; Jhon Arias e Germán Cano (Everaldo)
Técnico: Renato Gaúcho