Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Austrália supera a Dinamarca e volta às oitavas de final após 16 anos

Em duelo emocionante, australianos chegaram a ficar fora da competição por minutos, mas gol salvador de Mathew Leckie garantiu façanha

Por Da redação
Atualizado em 30 nov 2022, 14h33 - Publicado em 30 nov 2022, 13h57

A Austrália está de volta às oitavas de final de um Mundial após 16 anos. Nesta quarta-feira, 30, a seleção da Oceania venceu a Dinamarca por 1 a 0, no estádio Al Janoub, pela terceira rodada do grupo D da Copa do Mundo do Catar. O gol marcado por Mathew Leckie garantiu os australianos na fase mais decisiva do torneio pela primeira vez desde 2006 – única edição na história em que se classificou.

Até minutos antes do gol marcado pelo atacante do Melbourne City, a Austrália estava eliminada próxima fase. Isso porque a Tunísia havia inaugurado o placar contra a França, no outro jogo da chave, em confronto com horário simultâneo.

O gol salvador garantiu o país como segundo colocado da chave, com seis pontos. O próximo adversário será o líder do grupo C, no próximo sábado, 3 – posto ocupado momentaneamente pela Polônia.

A Austrália chegou à última rodada com grandes chances de se classificar. Dentro de campo, a estratégia do treinador Graham Arnold era travar os habilidosos jogadores dinamarqueses e encontrar espaços com bolas rápidas. O goleiro Mathew Ryan, capitão, foi exigido apenas duas vezes na primeira etapa.

Para o segundo tempo, o nervosismo dinamarquês com a necessidade do resultado e a dificuldade de entrar com perigo na defesa australiana contribuíram para o crescimento australiano.

Continua após a publicidade
AUSTRALIA X CANADA COPA DO MUNDO FIFA, CATAR 2022 30/11/2022
País da Oceania volta a disputar as oitavas após 16 anos – (Ricardo Corrêa/Placar)

Após roubada de bola rápida, Riley McGree encontrou Mathew Leckie, que conduziu e finalizou com o pé esquerdo, no canto baixo esquerdo do goleiro Kasper Schmeichel. O placar foi a chave para a Austrália encontrar ainda mais espaços na partida.

O maior mérito australiano foi não possibilitar qualquer investida perigosa da Dinamarca, que, na reta final, apenas empilhou cruzamentos sem sucesso e precisou se contentar com a eliminação, na última colocação do grupo.

Com o apito final, jogadores e comissão da Austrália puderam, enfim, comemorar com alívio e êxtase.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.