‘Botafogo Way’: o que Textor planeja para clube após demissão de Renato Paiva?
Português ficou 4 meses à frente do clube, e conquistou a vitória histórica contra o PSG na Copa do Mundo de Clubes antes de cair para o compatriota

Após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, Renato Paiva foi demitido do comando técnico do Botafogo, na madrugada desta segunda, 30. O português anunciado em 27 de fevereiro deste ano, comandou a equipe carioca em 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com 56,5% de aproveitamento. O destaque do treinador, inclusive na nota de sua demissão, foi a vitória histórica contra o PSG na fase de grupos do mundial, antes da queda contra o compatriota.
Ver essa foto no Instagram
A decisão pela saída de Paiva, também ocorre logo após a renúncia de Textor, dono do Glorioso, do comando do Lyon, recentemente rebaixado na liga francesa, por má gestão financeira. O empresário norte-americano nomeou um novo CEO, o alemão Michael Gerlinger, e uma nova presidente, a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang. O dono da Eagle, conglomerado de clubes de futebol, disse que irá se dedicar mais ao clube brasileiro.
“Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França”, disse Textor, ao ge antes do jogo entre Botafogo e Palmeiras. Segundo o jornal O Globo, Textor busca um novo técnico de estilo ofensivo para implementar o ‘Botafogo Way’ no SAF da Eagle.
Os torcedores do atual campeão brasileiro e da Libertadores receberam com surpresa e contentamento a notícia da saída de Renato Paiva. Nos comentários da postagem do clube, um usuário escreveu “Eu tomei um susto. Fiquei paralisado. E agora tô feliz”, enquanto outros afirmaram que “O projeto é muito grande para o Paiva”. No entanto, muitos agradeceram ao ‘mister’ pelo dia 19/06, quando o Botafogo venceu o PSG na Copa do Mundo de Clubes: “Obrigado e fique bem. Nunca esqueceremos aquele dia no Rose Bowl.”
Junto com Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixam o Glorioso. O treinador portuguê ainda não se pronunciou sobre sua demissão, e ainda se apresenta como técnico do Botafogo em seu perfil no Instagram.
O clube da estrela solitária está em oitavo no Campeonato Brasileiro, durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, e avançou para as oitavas de final da Libertadores, em que enfrenta a LDU, e da Copa do Brasil, contra o Bragantino.