Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

‘Botafogo Way’: o que Textor planeja para clube após demissão de Renato Paiva?

Português ficou 4 meses à frente do clube, e conquistou a vitória histórica contra o PSG na Copa do Mundo de Clubes antes de cair para o compatriota

Por Natalia Tiemi Hanada Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 jun 2025, 11h00

Após a eliminação para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, Renato Paiva foi demitido do comando técnico do Botafogo, na madrugada desta segunda, 30. O português anunciado em 27 de fevereiro deste ano, comandou a equipe carioca em 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com 56,5% de aproveitamento. O destaque do treinador, inclusive na nota de sua demissão, foi a vitória histórica contra o PSG na fase de grupos do mundial, antes da queda contra o compatriota.

A decisão pela saída de Paiva, também ocorre logo após a renúncia de Textor, dono do Glorioso, do comando do Lyon, recentemente rebaixado na liga francesa, por má gestão financeira. O empresário norte-americano nomeou um novo CEO, o alemão Michael Gerlinger, e uma nova presidente, a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang. O dono da Eagle, conglomerado de clubes de futebol, disse que irá se dedicar mais ao clube brasileiro. 

Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França”, disse Textor, ao ge antes do jogo entre Botafogo e Palmeiras. Segundo o jornal O Globo, Textor busca um novo técnico de estilo ofensivo para implementar o ‘Botafogo Way’ no SAF da Eagle.

Continua após a publicidade

Os torcedores do atual campeão brasileiro e da Libertadores receberam com surpresa e contentamento a notícia da saída de Renato Paiva. Nos comentários da postagem do clube, um usuário escreveu “Eu tomei um susto. Fiquei paralisado. E agora tô feliz”, enquanto outros afirmaram que “O projeto é muito grande para o Paiva”. No entanto, muitos agradeceram ao ‘mister’ pelo dia 19/06, quando o Botafogo venceu o PSG na Copa do Mundo de Clubes: “Obrigado e fique bem. Nunca esqueceremos aquele dia no Rose Bowl.

Junto com Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixam o Glorioso. O treinador portuguê ainda não se pronunciou sobre sua demissão, e ainda se apresenta como técnico do Botafogo em seu perfil no Instagram.

O clube da estrela solitária está em oitavo no Campeonato Brasileiro, durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, e avançou para as oitavas de final da Libertadores, em que enfrenta a LDU, e da Copa do Brasil, contra o Bragantino.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.