Choque-rei: confira vídeo com troca do VAR e árbitro em pênalti polêmico
Titular da sala de apoio afirma que tem um ‘calço’ do defensor são-paulino para cima do atacante do Palmeiras

A Federação Paulista de Futebol divulgou o áudio da comunicação do VAR com o árbitro de campo Flávio Rodrigues de Souza durante o polêmico pênalti que garantiu a vitória e a classificação do Palmeiras contra o São Paulo na noite de ontem, segunda, 10.
No diálogo, o VAR Rodrigo Guarizo do Amaral afirma que o marcador do São Paulo, Arboleda “perde o timing da bola, ele faz o toque lateral” contra o atacante alviverde, Vitor Roque. Guarizo ainda afirma que o defensor “faz o calço com a perna esquerda na perna esquerda do jogador adversário”. Um possível impedimento também é checado, mas é descartado pela marcação do pênalti anterior ao lance.
A mesma dupla de arbitragem, Flávio Rodrigues e Rodrigo Guarizo, já havia sido afastada pela CBF em outubro do ano passado em uma situação similar. Na partida entre Fluminense e Vitória pelo Campeonato Brasileiro, o árbitro de campo marcou dois pênaltis à favor do time baiano. Na segunda penalidade, o VAR Guarizo concordou com a indicação de campo e a cobrança resultou no gol que deu o triunfo de 2 a 1 para o Vitória. O lance gerou muita polêmica e os dois foram afastados pela entidade máxima do futebol no Brasil.
Raphael Veiga converte a penalidade marcada, único gol da noite que classificou o Palmeiras para a final do Campeonato Paulista. O avanço alviverde consolidou o dérbi na decisão do título contra o Corinthians, em dois jogos, no domingo, 16, e quinta, 27.
Confira o vídeo e a conversa na íntegra:
Árbitro de campo: Pressão!
VAR: Atenção.
VAR: Pode impedimento.
AVAR: Marcou pênalti. Marcou pênalti, tá?
VAR: Ok.
AVAR: tem um possível impedimento, tá Guarizo?
VAR: Perfeito.
VAR: Ele perde o timing da bola, ele faz o toque lateral, o jogador aí.
Árbitro de campo: Vai checar.
VAR: Veja se tem o contato do pé dele ou não. Aí, vai devagar.
AVAR: Bola passa.
VAR: Passa.
AVAR: Zagueiro bota a perna na frente.
VAR: Vê a invertida pra mim.
AVAR: Já tão prontos na batida.
VAR: Devagar. Não tem importância
Árbitro de campo: Ô Guarizo… Checa pra mim. Ele perde a bola, o jogador dá um tapa pra correr e ele põe a perna.
AVAR: Posso colocar a grua esquerda?
VAR: Bota a outra que eu preciso ver essa perna realmente esquerda. Essa perna esquerda, ele coloca sim. Ele faz o calço com a perna esquerda na perna esquerda do jogador adversário. Aquela mesma. Isso. Esse é o momento também. Pega de frente que essa aqui tá a perna. Ok, para pra mim. Volta um pouco. Aí, esse é o momento do calço, ok?
Árbitro de campo: Se tiver contato, houve o pênalti.
VAR: Perna esquerda com a perna esquerda também. Esse é o contato ok? Então, pênalti tá confirmado. O pênalti está confirmado, e agora vamos checar o APP (Posse em Fase de Ataque)
AVAR: Isso.
VAR: Perfeito, é um calço, perna esquerda na perna esquerda. Aqui há um recuo, vai devagar. Aí é o goleiro, toca equivocado. Volta, segue. Ok, aí tem o pênalti, tem um jogador aqui, mas não tem interferência…
APP checado também, limpo tá? Tudo checado. Penal confirmado
O jogo
Em uma partida muito movimentada, com oportunidades claras de lado a lado, o único gol saiu em jogada de bola parada. Aos 43 minutos do primeiro tempo, o estreante Vitor Roque aproveitou falha do goleiro Rafael e dominou a bola dentro da área. O zagueiro Arboleda deu o bote para roubar a bola, mas acabou cometendo pênalti. O meia-atacante Raphael Veiga foi para a cobrança e não perdoou.
Na decisão, o Palmeiras terá como adversário o Corinthians, que superou o Santos por 2 a 1, no último domingo, 9, na outra semifinal da competição.
Verdão e Timão começam a decidir o título do Campeonato Paulista no próximo domingo, 16, com mando de campo do Palmeiras. O segundo confronto da decisão será no dia 27 de março, no estádio do Corinthians. A última vez em que um Dérbi aconteceu na final do estadual foi em 2020, com a vitória do time alviverde com portões fechados devido a pandemia de Covid-19. O Corinthians venceu seu 30º e mais recente título em 2019, enquanto o Palmeiras vem para sua 6ª final seguida, podendo alcançar o tetracampeonato consecutivo, com 26 conquistas ao todo.