Tensão política tira Mundial de judô da Coreia do Norte
Situação alarmante do país asiático e possível conflito nuclear levam federação a transferir torneio de juniores para a Croácia
A Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que alterou a sede do Mundial Júnior da modalidade. O evento, que aconteceria entre os dias 8 e 12 de outubro deste ano em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, foi transferido para Zagreb, na Croácia.
O motivo da mudança, de acordo com a federação, são os riscos que a crise política em que a Coreia do Norte está inserida podem representar à segurança dos competidores. Nas últimas semanas, a tensão entre o país e os Estados Unidos se intensificou, com a possibilidade de um conflito nuclear caso Washington tome ações militares contra a península norte-coreana.
“A situação (política internacional do país) é alarmante e é difícil prever o que pode acontecer. Alguns países – federações nacionais e pessoas individualmente – entraram em contato com a IJF formalmente e informalmente demonstrando preocupação com a realização do evento”, afirmou a federação, em nota oficial.
Ainda segundo a entidade, a comunicação de dentro do país com o resto do mundo e as dificuldades para transmissões ao vivo também foram questões decisivas para que a sede do Mundial fosse alterada. A IJF concluiu dizendo que futuramente, pretende realizar eventos na Coreia do Norte, mas que esta decisão dependerá da estabilidade política do país.
(Com Estadão Conteúdo)