Em meio a polêmicas, Lamine Yamal renova contrato e assume a camisa 10 do Barcelona
Jogador espanhol firmou acordo para atuar pelos culés até 2031, com o número de Maradona, Ronaldinho e Messi

Lamine Yamal, que ganhou as manchetes nas últimas semanas por polêmicas em sua festa de maioridade, retorna ao centro das atenções: o jogador espanhol é o novo camisa 10 do Barcelona. Em evento transmitido pelo clube catalão, o atleta também assinou seu novo contrato com os culés válido até junho de 2031.
O jogador formado na base do Barcelona, apelidada de La Masía, revelou o seu sentimento pela renovação e nova camisa: “É um sonho meu desde pequeno. Minha família e eu estamos muito felizes. O Barça é minha vida, é minha casa. Para todas as crianças da La Masía, chegar ao time principal é um sonho, e estou realizando. Espero vencer, aproveitar e continuar vencendo porque sou jovem.”
O espanhol usava a camisa número 27 quando subiu ao profissional, mas há um ano passou a vestir a 19 em homenagem a Lionel Messi, que também a usou antes de ser o número 10. Yamal assume o lugar de Ansu Fati, outro atleta da base culé, mas que não vingou no profissional, e será emprestado ao Mônaco para a próxima temporada.
Além de vestir a nova camisa, Lamine foi homenageado em um grafite no bairro de Rocafonda, em Barcelona, onde cresceu. A arte retrata o número 10, agora de Yamal, e suas conquistas pelo clube. No último ano, o jogador conquistou a Tríplice Coroa Espanhola com os títulos da La Liga, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Pelo clube, marcou 25 gols e deu 34 assistências na temporada 2024/25.
Ver essa foto no Instagram
Em entrevista coletiva, Lamine Yamal foi perguntado se queria deixar um legado com a camisa, que já foi de Messi, Ronaldinho e Maradona: “Espero que sim. São três lendas do clube. Todo garoto sonha em ser como eles. Eu aceitaria tudo de cada um deles e sou grato pelo que deram ao clube.”
Sobre as polêmicas envolvendo sua festa de 18 anos no último sábado, 12, o jogador separou o pessoal do profissional: “Sou funcionário do Barça, mas quando estou longe do campo de treinamento, aproveito a vida.” A justiça espanhola investiga a contratação de pessoas com nanismo para a festa, o que levou a críticas de associações de pessoas com deficiência.