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F1: Grande Prêmio de SP terá briga por segundos lugares

Com as competições de pilotos e construtores definidas, atenções se voltam para Ferrari e Charles Leclerc; Lewis Hamilton, xodó dos brasileiros, está em 5º

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 nov 2022, 14h54 - Publicado em 11 nov 2022, 11h22
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  • A Fórmula 1 chega a São Paulo praticamente definida, tanto no campeonato de pilotos (Max Verstappen é bicampeão) como no de construtores (Red Bull é pentacampeã). O Grande Prêmio da capital paulista, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, começa nesta sexta, 11, com treinos e provas classificatórias, e vai até o domingo 13, com a corrida oficial. A disputa, neste ano, cinquentenário dos Grandes Prêmios brasileiros, será pelos vices.

    A Ferrari desponta como favorita para assegurar o segundo lugar no campeonato de construtores e o monegasco Charles Leclerc como segundo lugar no campeonato de pilotos. Mas não será um passeio. A escuderia está 40 pontos à frente da Mercedes, que acrescentou 27 pontos nas últimas rodadas. E Leclerc está em terceiro, a 5 pontos do mexicano Sergio Pérez, parceiro de Verstappen na Red Bull. Com bônus extras da corrida de velocidade, nada está definido.

    Querido da torcida brasileira, o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, está em quinto lugar no campeonato de pilotos, com uma atuação bem abaixo de temporadas anteriores. Com três vitórias no circuito, em 2016, 2018 e no ano passado, é pouco provável que tenha condições de superar.

    A sprint race é realizada no sábado anterior à prova oficial do domingo e também aconteceu nos GPs da Emília-Romagna (22 a 24 de abril), na Itália, e da Áustria (8 a 10 de julho). Neste ano, os oito primeiros colocados serão bonificados com pontos. Oito pontos para o primeiro, 7 para o segundo, e assim por diante, até o oitavo lugar, que receberá 1 ponto.

    Mas nem todos são favoráveis ao evento. “Eu não sou um grande fã (da corrida de velocidade), porque sinto que não corremos”, disse Verstappen, o maior vencedor das provas desde que estrearam na F-1, na quinta-feira. “São poucos pontos que você ganha, e você também não pode arriscar porque é na corrida principal que você conquista pontos. Você não faz pit-stop, então apenas coloca um pneu que vai durar a distância da corrida.”

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    No ano passado, quando foi oficializada pela primeira vez, apenas os três primeiros colocados somavam pontos. Das três provas de 2021, Silverstone, Monza e Interlagos, somente a etapa brasileira permaneceu nesta temporada. Os dirigentes internacionais reconheceram que a prova de Interlagos, que terminou com a vitória de Valtteri Bottas, foi a melhor das realizadas até agora.

    Mas a FIA já considera fazer mudanças para 2023, quando dobrará o número de provas de velocidade, passando a realizá-las em seis etapas ao longo do calendário. A ideia é torná-las um evento isolado, como na F2 e F3, sem influência na formação do grid de largada de domingo.

    O regulamento é o mesmo do ano anterior. Nesta sexta-feira, o segundo treino será de classificação para a sprint. Para efeito de estatística, o pole position será considerado o mais rápido na sexta e não o vencedor da sprint. No sábado, os pilotos disputam a corrida curta cujo resultado final, além da pontuação, estabelecerá o grid de largada para o Grande Prêmio, no domingo.

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