João Fonseca enfrenta argentino na primeira final da carreira em torneio ATP
Tenista é o mais jovem brasileiro a avançar para a final do torneio; 'Hoje foi com o coração. Hoje foi com dor', declarou, após partida

Novo fenômeno do tênis brasileiro, João Fonseca enfrenta neste domingo, 16, o ex-número 19 do mundo na final do ATP de Buenos Aires. Francisco Cerundolo, o dono da casa, promete dar trabalho ao brasileiro, que acaba de se tornar o número um do país.
Em uma partida que durou 2 horas, 36 minutos e 35 segundos, Fonseca, de 18 anos, chegou à primeira final de sua carreira em torneio ATP. Neste sábado, 15, ele bateu o sérvio Laslo Djere, 112º do mundo, por 7-6(3) 5-7 6-1.
“Hoje foi muito difícil, contra um jogador muito bom. Ele passou pelas eliminatórias, então, está jogando um tênis incrível. Já sabíamos como Laslo pode jogar, ele ganhou um ATP 500 [em 2019]. Então, joguei o meu melhor. Hoje foi com o coração. Hoje foi com dor. E nós passamos. Falta uma partida, então vamos lá”, disse Fonseca em entrevista ao portal oficial do evento.
No cenário mundial, ele é o mais jovem a se classificar para uma final desde o espanhol Carlos Alcaraz, no torneio croata de Umag, em 2021. Alcaraz, hoje com 21 anos, tem quatro títulos de grand slam em sua estante de troféus.
No saibro, Fonseca enfrentou dois primeiros sets intensos até o alívio da vitória, mas teve um empurrão da torcida brasileira que o impulsionou durante a partida.
A batalha foi tratada como um novo teste físico para o jovem tenista após ter passado duas horas e 54 minutos em um “duelo” contra o argentino Mariano Navone nas quartas de final. Por isso, a chegada à semifinal já era considerada triunfal. Fonseca era considerado um vencedor por enfrentar e vencer o argentino, que era favorito da torcida e da casa. Neste sábado, o tenista carioca chegou a solicitar a presença do fisioterapeuta para receber tratamento no lado direito do abdômen.
A final será neste domingo, 16, mas o adversário ainda não foi definido. A luta deve ser contra o argentino Francisco Cerundolo ou o espanhol Pedro Martinez, que se enfrentam neste momento.
Carreira de sucesso
O brasileiro garantiu a entrada no ATP 250 em Buenos Aires a partir da expansão do programa Next Gen Accelerator, que permitiu o acesso de jogadores até 20 anos classificados no Top 250.
Campeão do Next Gen ATP Finals do ano passado, apresentado pela PIF em Jeddah, Fonseca subiu 17 posições, atingindo o 82º lugar no PIF ATP Live Rankings. Com a nova vitória, ele conquista a 74ª posição.