Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ginasta romena Ana Bărbosu recebe medalha de bronze em Bucareste

A cerimônia foi organizada pelo Comitê Olímpico e Esportivo Romeno

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 ago 2024, 13h48 - Publicado em 16 ago 2024, 12h56

Nesta sexta-feira, 16, a ginasta romena Ana Bărbosu recebeu a medalha de bronze em uma cerimônia realizada em Bucareste. O evento foi organizado pelo Comitê Olímpico e Esportivo Romeno. Bărbosu recebeu sua medalha, um pôster olímpico e um mascote, pacote semelhante ao que outros ganhadores de medalhas receberam em Paris. O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, estava presente e presenteou a atleta com um buquê de flores.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Federația Română de Gimnastică (@frgimnastica)

Em seguida, Bărbosu discursou para o público. “Obrigado a todos que adicionaram um pouco de bronze a esta medalha. Neste momento não posso deixar de pensar também em Sabrina e Jordan”, disse ela, ao final da cerimônia, referindo-se à americana Jordan Chiles e à romena Sabrina Maneca-Voinea. “É uma situação difícil para nós, com tantas incertezas e emoções avassaladoras. não fizemos nada de errado nos Jogos Olímpicos e que o espírito olímpico é mais importante do que qualquer mal-entendido entre as autoridades, quero acreditar que chegará o dia em que nós três receberemos a medalha de bronze.”

Entenda o caso

Após todas as ginastas se apresentarem na final individual da ginástica feminina de solo, garantindo ouro a Rebeca e prata a Simone Biles, Chiles ficou em 5ª lugar, com uma nota de 13,666, atrás de Ana Bărbosu e Sabrina Maneca-Voinea, empatadas com 13,700. A equipe americana fez um pedido de revisão que, acatado pela comissão, recalculou a nota de Jordan, que passou a ser 13,766, o que a colocou no pódio eternizado pela foto em que as duas americanas fazem reverência à brasileira.

O recurso romeno ao Tribunal Arbitral do Esporte, contudo, dizia que o apelo foi feito após o tempo permitido. O pedido foi acatado pela corte, que afirmou que, devido à boa fé das atletas e a injustiça sofrida por elas, as três (Bărbosu, Chilles e Maneca-Voinea) poderiam receber a medalha, se fosse da vontade da Federação Internacional de Ginástica. Esta, por sua vez, concedeu o terceiro lugar à Bărbosu, mas deixou ao Comitê Olímpico Internacional o direito de decidir quem receberá o bronze.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.