Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Holanda x Argentina em Copas já teve shows de Cruyff, Kempes e Bergkamp

Seleções vão se enfrentar pela sexta vez na história dos Mundiais, nas quartas de final; duelo é cheio de momentos marcantes e decisivos

Por Da redação
Atualizado em 4 dez 2022, 07h12 - Publicado em 4 dez 2022, 07h10

Holanda e Argentina farão um duelo de pesos-pesados nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar na próxima sexta-feira, 9, às 16h (de Brasília). O confronto entre os europeus, três vezes vice-campeões, e os sul-americanos, bicampeões, é repleto de história: será o sexto encontro entre os dois em Mundiais, em um clássico que já foi até final, no primeiro título argentino, em 1978.

Com o jogo da próxima sexta, a Argentina vai virar o time que a Holanda mais enfrentou em Copas, com seis jogos, superando o Brasil (cinco). Já a Holanda vai se tornar o segundo rival mais frequente dos argentinos, atrás só da Alemanha, que já duelou com os “hermanos” sete vezes em Mundiais. Relembre como foi cada uma dessas partidas:

1974 – Holanda 4 x 0 Argentina

A 'Laranja Mecânica' em ação: lance do jogo ente Holanda x Argentina na Copa do Mundo de 1974
A “Laranja Mecânica” de 1974 espremeu a Argentina – Sergio Sade/VEJA ()

Na segunda fase de grupos da Copa, que classificava à final, a “Laranja Mecânica” passou por cima dos adversários. O “carrossel” comandado pelo craque Johan Cruyff e à beira do campo pelo técnico Rinus Michels atropelou a Argentina por 4 a 0, com dois gols do próprio Cruyff, um de Krol e outro de Rep. O timaço holandês ainda fez 2 a 0 no Brasil e na Alemanha Oriental, mas acabou perdendo a final para a anfitriã Alemanha Ocidental por 2 a 1, de virada.

1978 – Argentina 3 x 1 Holanda

Mario Kempes fez dois gols na final contra a Holanda na Copa de 1978 -
Mario Kempes fez dois gols na final contra a Holanda na Copa de 1978 – (Peter Robinson/Empics/Getty Images)
Continua após a publicidade

O troco argentino pela goleada de 1974 veio quatro anos depois, na finalíssima do Mundial disputado em casa. O craque Mario Kempes abriu o placar logo no início, mas Nanninga, de cabeça, marcou no fim e levou o jogo para a prorrogação. Mas Kempes balançou a rede de novo em um gol chorado, e ainda fez a jogada do terceiro, anotado por Bertoni. Já sem Cruyff em campo, a Holanda não era mais tão avassaladora, e amargou seu segundo vice seguido em Copas.

1998 – Holanda 2 x 1 Argentina

Dennis Bergkamp dribla Roberto Ayala antes de fazer um golaço contra a Argentina em 1998 -
Dennis Bergkamp dribla Roberto Ayala antes de fazer um golaço contra a Argentina em 1998 – (Mark Leech/Offside/Getty Images)

Um jogo clássico de Copas do Mundo, cheio de craques em campo, válido pelas quartas de final. O centroavante Kluivert abriu o placar para a Holanda, mas Claudio López deixou tudo igual para a Argentina pouco depois. Quando tudo apontava para a prorrogação, veio um dos gols mais bonitos dos Mundiais. Frank de Boer fez um lançamento perfeito e Bergkamp resolveu com três toques: um para dominar perfeitamente, outro para tirar o zagueiro Ayala da jogada e o outro para estufar as redes. A Holanda foi eliminada na fase seguinte, a semifinal, pelo Brasil, nos pênaltis.

Continua após a publicidade

2006 – Argentina 0 x 0 Holanda

Lionel Messi, aos 18 anos, em ação contra a Holanda na Copa de 2006 -
Lionel Messi, aos 18 anos, em ação contra a Holanda na Copa de 2006 – (Eddy Lemaistre/Corbis/Getty Images)

Certamente o encontro menos memorável entre as seleções, válido pela terceira rodada da fase de grupos de 2006. Os dois times já estavam classificados, e o duelo valia apenas a primeira posição do grupo C. A Holanda poupou alguns jogadores, e a Argentina foi com um time quase todo reserva – o jogo, aliás, foi o primeiro de Lionel Messi, então com 18 anos, como titular em uma Copa do Mundo. A partida terminou sem gols; a Argentina passou em primeiro, caindo para a Alemanha nas quartas de final, enquanto a Holanda, em segundo, foi eliminada já nas oitavas para Portugal.

2014 – Holanda 0 (2) x (4) 0 Argentina

Holanda x Argentina em Copas já teve shows de Cruyff, Kempes e Bergkamp
Lionel Messi disputa a bola com o holandês Wesley Sneijder na Copa de 2014 – Roberto Setton/VEJA ()

Outro 0 a 0, mas esse bem mais relevante: pela semifinal da Copa de 2014, os times mediram forças na então Arena Corinthians, em São Paulo. Foi talvez o jogo mais apagado de Messi, que foi eleito o craque daquela Copa. O melhor em campo foi o volante Mascherano, que salvou um gol certo de Robben com um carrinho milagroso já no fim da partida. Nos pênaltis, Robben e Kuyt converteram para a Holanda, mas Vlaar e Sneijder erraram. Já pela Argentina, Messi, Garay, Agüero e Maxi Rodríguez balançaram a rede. Na final, a Argentina perdeu da Alemanha por 1 a 0.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.