Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

‘Injusto’: atleta desabafa após confusão que mudou pódio de Rebeca e Biles

Após recurso da Romênia, Jordan Chiles foi substituída por Ana Barbosu no pódio

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 ago 2024, 18h40 - Publicado em 15 ago 2024, 17h57

A trajetória de Jordan Chiles no final e após as Olimpíadas se tornou uma verdadeira dor de cabeça. Ela entrou no pódio eternizado pela foto com Rebeca Andrade e Simone Biles após um pedido de revisão da nota que a posicionou a frente de Ana Barbosu, então terceira colocada. Um recurso da equipe romena, no entanto, fez com que Chiles perdesse seu bronze e, até agora, a equipe americana continua apelando pelo direito a medalha da atleta. Pela primeira vez desde o fim da competição a ginasta desabafou em suas redes.

A postagem foi feita no X, antigo Twitter. “Estou sem palavras”, escreve Chiles. “Sinto que a decisão foi injusta e vem como um golpe significativo, não apenas para mim, mas para todos que apoiaram minha jornada.”

Entenda a polêmica

Após todas as ginastas se apresentarem na final individual da ginástica feminina, garantindo ouro a Rebeca e prata a Simone Biles, Chiles ficou em 5ª lugar, com uma nota de 13,666, atrás de Ana Bărbosu e Sabrina Maneca-Voinea, empatadas com 13,700. A equipe americana fez um pedido de revisão que, acatado pela comissão, recalculou a nota de Jordan, que passou a ser 13,766, o que a colocou no pódio eternizado pela foto em que as duas americanas fazem reverência à brasileira.

O recurso romeno ao Tribunal Arbitral do Esporte, contudo, dizia que o apelo foi feito após o tempo permitido. O pedido foi acatado pela corte, que afirmou que, devido à boa fé das atletas e a injustiça sofrida por elas, as três (Bărbosu, Chilles e Maneca-Voinea) poderiam receber a medalha, se fosse da vontade da Federação Internacional de Ginástica. Esta, por sua vez, concedeu o terceiro lugar à Bărbosu, mas deixou ao Comitê Olímpico Internacional o direito de decidir quem receberá o bronze.

A atleta romena já tem sua medalha garantida, mas até agora não houve decisão sobre o prêmio de Chiles e Maneca-Voinea. A equipe americana disse que continuará apelando pelo direito da sua ginasta. “As pessoas que estão no controle [da decisão] farão a coisa correta”, escreveu a atleta na mesma postagem.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.