João Fonseca bate Guga e se torna o brasileiro mais jovem a entrar no top 100 da ATP
Eliminação de Aleksandar Kovacevic faz tenista saltar do 112º para o 99º lugar

O tenista João Fonseca, de 18 anos, alcançou um marco histórico ao entrar para o Top 100 do ranking da ATP, tornando-se o brasileiro mais jovem a atingir esse feito. Ele superou as marcas de Cássio Motta e Gustavo Kuerten, que alcançaram o Top 100 aos 19 anos. A ascensão de Fonseca para a 99ª posição no ranking foi confirmada após a eliminação do americano Aleksandar Kovacevic, 102º, no Challenger 125 de Quimper, na França.
A carreira de Fonseca tem sido notável, acumulando conquistas significativas tanto no circuito juvenil quanto profissional. Em 2023, com 17 anos, ele venceu o US Open juvenil e foi um destaque na equipe brasileira que ganhou a Copa Davis Juvenil em 2022. No início de sua trajetória profissional, Fonseca conquistou dois títulos em um mês: o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra. Além disso, ele venceu Andrey Rublev, o número 9 do mundo, no Australian Open.
A rápida ascensão de Fonseca também se reflete em suas premiações, que já ultrapassam os 3 milhões de reais. Comparativamente, Gustavo Kuerten, aos 18 anos, estava na 418ª posição no ranking da ATP e havia ganho pouco mais de 2 milhões de reais em premiações.
Além dos resultados em quadra, Fonseca também atraiu diversos patrocinadores. Ele assinou um contrato de cinco anos com a empresa de investimentos XP, e também é patrocinado pela ON Running e pela marca de relógios Rolex.
“Ver surgir um novo fenômeno brasileiro do esporte é sempre uma grande notícia. Pelo histórico recente do atleta, percebemos que existe uma bela história nos seus próximos anos, mesmo em um esporte disputadíssimo e com grandes estrelas pelo mundo”, aponta Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.