Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Luisa Stefani e Rafa Matos são campeões de duplas do Aberto da Austrália

Foi a primeira vez que uma dupla 100% brasileira ergueu um troféu de Grand Slam

Por Da Redação Atualizado em 27 jan 2023, 09h41 - Publicado em 27 jan 2023, 09h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O tênis brasileiro viveu um momento histórico na noite da última quinta-feira, 27, com o título de Luisa Stefani e Rafa Matos no Aberto da Austrália nas duplas mistas. Foi a primeira conquista de uma dupla 100% brasileira em um Grand Slam, como são conhecidos os quatro maiores torneios da temporada (os outros são Wimbledon, Roland Garros e US Open). Stefani e Matos bateram na decisão a experiente dupla indiana formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais 7/6 e 6/2.

    A paulistana Luisa Stefani, de 25 anos, e o porto-alegrense Rafa Matos, de 27, formaram parceria nesta temporada, na United Cup, e desde então somam sete vitórias em sete jogos. A conquista teve sabor especial para ela, que disputou seu primeiro Grand Slam desde a grave lesão no joelho sofrida no US Open de 2021. Depois de passar por cirurgia nos EUA, a medalhista de bronze na Olimpíada de Tóquio (na dupla com Laura Pigossi) ficou um ano afastada até o retorno em setembro do ano passado.

    “É o melhor momento da minha carreira desde a lesão. É minha partida mais importante, tirando a Olimpíada. Foi um grande choque ter ficado fora por tanto tempo, mas procurei usar esse período com inteligência (…) Hoje sem dores e muito feliz, seguindo adiante”, contou Stefani, 34ª do ranking de duplas, que desde seu retorno já conquistou três títulos de WTA de duplas femininas (Chennai, Guadalajara e Adelaide, sempre com diferentes parceiras) antes da façanha em Melbourne.

    Rafa, por sua vez, decidiu se dedicar exclusivamente a duplas desde o ano passado e já colhe os frutos: é o melhor brasileiro do ranking da ATP, em 29º. “Luisa, obrigado por essas últimas semanas. É muito especial jogar e vencer com você. Nós trabalhamos muito bem nessas duas últimas semanas. Estávamos muito focados no que queríamos. Estou muito, muito feliz com esse momento, é um sonho que se realiza”, discursou o gaúcho.

    O título rendeu uma premiação de 157.000 dólares (equivalente a 780.000 reais pela cotação atual), a ser dividida entre eles.

    Continua após a publicidade

    Este foi o sexto título do Brasil em duplas mistas de Grand Slams. Antes, Bruno Soares (Aberto da Austrália de 2016 e US Open de 2012 e de 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros de 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros de 1975) também alcançaram o feito, mas com parceiros estrangeiros. Entre duplas mistas, masculinas e femininas, o Brasil chegou a 22 títulos de Grand Slams.

    >Luisa e Matos, portanto, entram também para a lista de brasileiros com títulos de Grand Slam, formado por Maria Esther Bueno, com 19 conquistas entre simples, duplas feminina e mistas, Bruno Soares com seis troféus de duplas masculina e mistas, Gustavo Kuerten, com seus três Roland Garros em simples, Marcelo Melo com duas conquistas nas duplas e Thomaz Koch com um título nas mistas.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.