NBA: como Doncic reagiu a homenagens em Dallas antes do jogo contra Mavericks
Esloveno é aplaudido pelos torcedores de seu ex-time em vitória dos Lakers na reta final da temporada regular

Foi uma noite de emoções no Texas. Para os fãs do Dallas Mavericks, o gosto amargo da ida de sua maior promessa ao Lakers se misturou com a nostalgia de ver o número 77 de volta. Para o time de LA, a vitória de 112 a 97 garantiu a presença nos playoffs da temporada. Para Luka Doncic, a noite foi do choro aos aplausos. O esloveno se emocionou com a homenagem do ex-time antes da partida, mas surpreendeu até a si próprio com uma performance de 45 pontos.
Quem chegou no American Airlines Center para assistir ao jogo, se deparou com camisetas com o escrito “Hvala za vse” em cada um dos assentos. A frase “Obrigado por tudo” em esloveno se tornou o sentimento da noite em que fãs dos Mavs comemoraram cestas de Luka, agora do Lakers, em cima do próprio time da casa.
Ver essa foto no Instagram
Doncic liderou a última temporada da equipe de Dallas que chegou às finais contra o Boston Celtics. O vice nacional foi o melhor resultado desde a conquista do campeonato em 2011, e os torcedores enxergavam no esloveno um novo ídolo depois de Dirk Nowitzki, o jogador mais valioso do único título da franquia.
Antes da disputa contra a equipe da Califórnia, uma homenagem relembrou momentos do MVP das finais da Conferência Oeste enquanto vestia o azul e branco texano e marejou os olhos do jogador de apenas, vale lembrar, 26 anos. Se a estratégia era tirar a concentração do ex-Mavs, os números confirmam que não funcionou. Luka saiu de quadra com 45 pontos e foi ovacionado de pé pelos fãs, dos Mavericks e dos Lakers, na arena, incentivados, inclusive, por Lebron James.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A torcida em Dallas, porém, não perdeu a oportunidade de ter o ídolo de volta ao Texas e criticar a decisão. Os cantos de “Fire Nico” (demitam Nico) pediram a saída do gerente da franquia que é apontado como o principal nome da negociação que trocou Luka por Anthony Davis.
AD reencontrou dentro de quadra a sua antiga equipe pela primeira vez depois da transferência. No último jogo entre Mavericks e Lakers, o amigo de Lebron James estava machucado e assistiu do banco uma vitória amarela e roxa em Los Angeles.

Como foi o jogo?
Em meio a tantas emoções, a noite ainda reservou espaço para um jogo equilibrado entre as duas equipes. Em um primeiro tempo de trocas de liderança no placar, Naji Marshall despontou como o cestinha dos Mavericks na noite e Daniel Gafford protagonizou uma sequência de dois tocos para cima do Vanderbilt. Para os Lakers, Austin Reaves se chocou com a própria enterrada, e viu Lebron James celebrar a jogada do número 15.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Se o jogo das duas equipes estava nivelado, o ponto de desequilíbrio veio, ironicamente, de Luka Doncic. O esloveno liderou todas as estatísticas dos Lakers, com 45 pontos, 8 rebotes e 6 assistências. Em seu ex-time, Marshall e AD dividiram os números, mas não foram suficientes para deter o número 77 de volta às quadras onde ganhou fama na NBA. Com o placar de 112 a 97 para LA, a franquia da Califórnia está classificada para os playoffs da temporada.