Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Notas: Casemiro e Raphinha são os piores em eliminação do Brasil

Seleção de Tite caiu novamente nas quartas de final após empatar por 1 a 1 com a Croácia, tomando um gol no fim da prorrogação, e levar a pior nos pênaltis

Por Leandro Miranda
Atualizado em 9 dez 2022, 15h55 - Publicado em 9 dez 2022, 15h42

O Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira, 9, após empatar por 1 a 1 com a Croácia e levar a pior na disputa de pênaltis, por 4 a 2. Neymar botou a seleção na frente na prorrogação, mas Bruno Petkovic igualou o placar faltando cinco minutos para o fim. Nas penalidades, Rodrygo e Marquinhos perderam suas cobranças. Veja as notas de cada jogador segundo o olhar de VEJA:

Alisson – 5

Praticamente não trabalhou durante a partida, já que a Croácia não finalizou a gol. No único chute no alvo, a bola desviou em Marquinhos e tirou qualquer chance de defesa. Não conseguiu pegar nenhum dos quatro pênaltis, muito bem batidos pelos croatas.

Éder Militão – 7

Teve algumas dificuldades na saída de bola quando pressionado, mas no segundo tempo se soltou mais e apareceu bem no ataque. Sem bola, alguns botes precipitados, mas ganhou quase todas as disputas com Perisic, o atacante croata mais perigoso. Muito firme.

Marquinhos – 5

Teve participação negativa nos dois lances cruciais: desviou a bola que resultou no gol da Croácia e bateu na trave o pênalti decisivo. Uma por azar, outra por erro técnico. Fora desses dois momentos, fez um bom jogo e venceu a maioria dos duelos com o ataque croata.

Thiago Silva – 8

De novo, um jogo espetacular do capitão brasileiro. Ganhou praticamente tudo dos centroavantes croatas, foi perfeito nos duelos e nas coberturas. Muita tranquilidade para sair jogando. Não teve culpa no gol.

Danilo – 5

Sofreu bastante no primeiro tempo, sobrecarregado por Juranovic e Pasalic, recebendo pouca ajuda de Vinicius Júnior. No segundo, a marcação melhorou, e foi seguro. Terminou jogando pela direita e voltou a sentir fisicamente no fim. Com bola, acrescentou pouco.

Casemiro – 4

Vinha sendo o melhor jogador do Brasil na Copa, mas fez seu pior jogo. Sofreu nos duelos com Modric e errou muitos passes, mesmo quando não estava pressionado. Perdeu uma bola perigosa na frente da área. No gol croata, errou o bote em Modric, tomou o giro e não conseguiu fazer a falta. Perdeu um gol no último minuto da prorrogação. Bateu bem seu pênalti, o segundo da disputa.

Continua após a publicidade
Brasileiros lamentam os pênaltis perdidos por Rodrygo e Marquinhos -
Brasileiros lamentam os pênaltis perdidos por Rodrygo e Marquinhos – (Jewel Samad/AFP)

Lucas Paquetá – 8

Grande jogo como volante, bloqueando lances importantes, pressionando na marcação e tirando o conforto de Kovacic, o mais ofensivo dos meio-campistas croatas. Com bola, achou espaços para receber e deus bons passes para dar sequência às jogadas. Coroado com a linda assistência para o gol de Neymar.

Neymar – 6

Vinha fazendo um péssimo jogo, errando demais tecnicamente perto da área. Perdeu dois gols frente a frente com o goleiro após passes de Richarlison. Até que fez uma jogada espetacular pelo meio da zaga croata para fazer o que parecia ser o gol da vitória na prorrogação. Nos pênaltis, bateria o quinto, mas sua chance não chegou.

Raphinha – 3

Pior apresentação na Copa. Impreciso tecnicamente, errou muitos domínios fáceis que poderiam ter se transformado em oportunidades para o Brasil. Buscou pouco o drible e teve dificuldades com o lateral Sosa. Primeiro a ser substituído.

Vinicius Júnior – 6

Com bola, levou perigo. Deu dois bons chutes partindo da esquerda e poderia ter feito um gol se Neymar não tivesse sido fominha em tabela dentro da área. Defensivamente, sofreu com Juranovic e deixou o lateral croata livre durante todo o primeiro tempo. Ficou mais atento no segundo, mas saiu.

Continua após a publicidade

Richarlison – 6

Participou pouco do jogo no primeiro tempo e sofreu no embate físico com o jovem zagueiro Gvardiol, um dos destaques da Copa. Quando saiu mais da área, deixou Neymar na cara do gol duas vezes. Correu muito para ajudar na marcação e saiu no fim do segundo tempo.

Neymar com os companheiros no chão: novamente a queda nas quartas de final -
Neymar com os companheiros no chão: novamente a queda nas quartas de final – (Alexandre Battibugli/Placar)

Antony – 5

Entrou melhor que Raphinha e incomodou a marcação croata com seus dribles, mas produziu pouco em matéria de perigo real. Lances de efeito, mas muita dificuldade em usar o pé direito e em terminar as jogadas.

Rodrygo – 6

Entrou muito bem, mais ligado que Vini na marcação, e resolveu o problema por ali. Com a bola, não tem a mesma explosão do titular, mas compensou com ótima movimentação e passes. Fez grande jogada que terminou em gol perdido por Neymar. Teve a responsabilidade de bater o primeiro pênalti e chutou fraco, facilitando a defesa de Livakovic.

Pedro – 3

Lento, sem intensidade, perdeu quase todas as disputas fisicamente ou na velocidade. Só conseguia dominar e dar sequência quando recebia sem marcação. Ficou esperando na área, mas não teve chances claras de finalizar. Bateu bem o terceiro pênalti, deslocando o goleiro.

Continua após a publicidade

Alex Sandro – 5

Entrou no segundo tempo da prorrogação para descansar Militão e teve poucos problemas defensivos, mesmo com Perisic caindo por seu lado. No gol, não teve o que fazer.

Fred – 5

Entrou no fim com a missão de reforçar a marcação e cumpriu seu papel, mas teve erros técnicos com a bola.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.