O que João Fonseca conquistou aos 18 anos que os ‘grandes’ não alcançaram
Brasileiro chegou ao quarto título depois de vencer o Challenger de Phoenix

Por 20 anos, o chamado o “Big 3” dominou o circuito do tênis. Federer, Nadal e Djokovic conquistaram 66 dos 83 Grand Slams disputados entre 2003 e 2023. Mas aos 18 anos, nenhum deles havia ganhado o que o brasileiro João Fonseca já ganhou. O carioca venceu o ATP 250 de Buenos Aires e três Challengers com 18 anos e seis meses.
Atual número 60 do ranking ATP, João Fonseca é o brasileiro mais jovem a conquistar um título de ATP. Roger Federer na mesma idade estava em 49º no ranking, mas não havia vencido um ATP, apenas um Challenger. O espanhol Rafael Nadal tinha um troféu do ATP de Sopot, mas dois títulos de Challengers, um a menos que o carioca. O sérvio Novak Djokovic, único do “Big 3” ainda na ativa, era o número 78 no mundo, com três títulos de Challenger aos 18 anos.
Um dos nomes da geração, Janik Sinner também despontou ainda jovem, porém, na idade de João, havia conquistado três Challengers como Djokovic. O italiano é o atual líder do ranking e três Grand Slams no currículo, mas está suspenso do circuito até o início de maio por doping.
O único tenista com melhor desempenho que o brasileiro aos 18 anos é Carlos Alcaraz. Conterrâneo de Nadal, o atual número 3 do ranking tinha o troféu do ATP de Umag, na Croácia, na prateleira, e outros quatro Challengers. Sua posição também era a mais alta entre todos os tenistas, sendo a 32º do mundo. Aos 21 anos, o espanhol já conquistou quatro Grand Slams.
Próximos jogos
João Fonseca já está no local do seu próximo compromisso, o Miami Open. Seu primeiro adversário é um conhecido das categorias de base, Learner Tien. Em 2023, aos 17 anos, o brasileiro derrotou Tien na final do US Open juvenil e se tornou número 1 do ranking da categoria. No Next Gen ATP Final em 2024, que reúne os melhores jogadores de simples com menos de 20 anos, o americano também foi freguês duas vezes para o carioca que se sagrou campeão do torneio contra o adversário.