Polícia espanhola identifica torcedores que proferiram insultos racistas contra Vini Jr
Suspeitos tem 19 anos de idade e foram revelados após denúncia da LaLiga

Após denuncia apresentada pela LaLiga, a polícia do País Basco, região autônoma da Espanha, identificou dois torcedores do Real Sociedade que são suspeitos de terem proferidos insultos racistas contra Vinicius Júnior em uma partida contra o Real Madrid.
Os insultos ocorreram na semi final da Copa do Rei, no último dia 26 de fevereiro, quando o time de Vini Jr. venceu o clube basco com um placar de 1 a 0. De acordo com a agência EFE, os suspeitos são dois homens de 19 anos, que foram identificados em dois dias com base nas provas reunidas pela liga comandada por Tebas.
+“Racismo é crime”, diz Javier Tebas, presidente da LaLiga, a VEJA
Racismo no futebol
Vinicius Junior sempre foi um vocal militante contra o racismo no esporte, mas sua luta ganhou força em meados de 2023, quando o atacante se rebelou contra uma série de ofensas sofridas em uma partida do Real Madrid contra o Valência. O levante mudou a atuação da LaLiga e levou a uma série de condenações, mas isso não impediu que os racistas continuassem atacando o jogador.
E os episódios tristes são não exclusivos do país europeu. A identificação dos suspeitos acontece na mesma semana em que Luighi Santos, jogador do Palmeiras, sofreu uma série de agressões racistas em uma partida da Libertadores sub-20, contra o Cerro Porteño.
Em resposta, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que segundo os jogadores costuma ser omissa em casos como esse, anunciou neste domingo, 9, um multa de 50 mil dólares (cerca de 288 mil reais) ao time paraguaio, além da obrigatoriedade de veicular uma campanha de conscientização.