O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 foi multado em 894.016,67 reais pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo por irregularidades na venda de ingressos para os jogos do torneio de futebol no Itaquerão. Cabe recurso. Segundo o Procon, o Comitê não disponibilizou bilhetes para deficientes físicos e seus acompanhantes com 50% de desconto.
Para o órgão, os organizadores dos Jogos Olímpicos exigiram “do consumidor vantagem manifestamente excessiva, ao obrigar os deficientes físicos e acompanhantes a pagarem quantia inteira, quando possuem, na realidade, desconto previsto em Lei“. O órgão também alega ter encontrado outras irregularidades como a falta de cartazes na entrada do estádio com informações sobre a existência de alvará de funcionamento, de prevenção e proteção contra incêndios ou autorização equivalente, assim como suas respectivas datas de validade. Essas informações também não constavam nos bilhetes vendidos.
O Procon oferece possibilidade de desconto na multa de R$ 894.016,67 aplicada ao Comitê. Se o valor for pago à vista nos próximos 20 dias, haverá redução de 30% do valor. Outra possibilidade é 20% de desconto, se a opção for o pagamento parcelado. O Comitê, no entanto, contesta a multa. “Primeiro vamos conversar com o Procon e entender os motivos da multa. Depois, vamos recorrer”, disse Mario Andrada, diretor de Comunicação do Rio-2016.
O estádio recebeu dez partidas do torneio do futebol dos Jogos: seis do feminino, incluindo a disputa da medalha de bronze, entre Brasil e Canadá (vencida pelo Canadá, 2 a 1), e quatro do masculino, como as quartas de final entre Brasil e Colômbia (vitória brasileira por 2 a 0).
(Com Estadão Conteúdo)