Quem é o top 20 do ranking que João Fonseca enfrenta na segunda rodada do Miami Open?
Brasileiro passa mal no terceiro set, mas vence o primeiro jogo de virada para encarar francês Ugo Humbert

João Fonseca segue no Miami Open em sua melhor temporada profissional. O carioca virou o jogo contra o americano Learner Tien na primeira rodada e já conhece seu próximo adversário. Ugo Humbert é o atual número 20 do ranking e recentemente derrotou Fonseca na Copa Davis, em fevereiro.
Humbert, de 26 anos, é natural de Metz, na França, e tem sete títulos na carreira, sendo cinco deles em quadras rápidas, mesmo solo em que vai enfrentar João Fonseca nos Estados Unidos. Seu melhor ranking foi a 13ª posição em abril de 2024, após vencer em seu país o ATP 250 de Marseille e o ATP 500 em Dubai. No mesmo ano, alcançou as finais do Masters 1000 de Paris e o ATP de Tóquio. Na capital francesa, Humbert derrotou Carlos Alcaraz, atual número 3 do mundo e segundo à época, em sua campanha até a decisão do campeonato.
Apesar de vir de um bom último ano, o canhoto de Metz teve eliminações precoces, na segunda rodada, dos últimos dois torneios do circuito, o Masters de Indian Wells e o Aberto de Dubai. O francês faz a sua estreia na segunda rodada em Miami contra o Fonseca, por conta da sua boa posição no ranking.

Com golpes potentes e bastante facilidade com as quadras rápidas, o francês será um adversário difícil para João Fonseca. Porém, João também é familiarizado e vencedor no piso duro. Os títulos de três Challengers, Next Gen Finals e US Open Junior foram todos no solo mais veloz do circuito, além da vitória contra o atual número 9 do ranking Rublev no Australian Open. O próprio carioca afirmou ser o seu modelo favorito de quadra.
O jogo entre João Fonseca e Ugo Humbert está previsto para sábado, 22, com horário a definir. A transmissão é da ESPN e do Disney+.
Vitória contra velho inimigo
Na primeira rodada, João Fonseca jogou contra um velho conhecido, Learner Tien. Apesar de ter apenas 18 anos e acabar de completar seu primeiro ano como profissional, o carioca já havia enfrentado seu rival de primeira rodada em outras três ocasiões, e saiu com a vitória em todas.

No jogo do Miami Open, o gosto da vitória foi ainda melhor. Fonseca, número 60 no ranking, enfrentou Tien, o 66º, em uma disputa equilibrada. O primeiro set refletiu essa paridade entre os jogadores, com uma vitória de Tien no tie break por 7(7) a 6(1). Entra em cena, então, a resiliência do brasileiro. O carioca tinha que ganhar os próximos dois sets, e realizou com maestria, sem grandes sustos em quadra. A maior surpresa foi um mal-estar de Fonseca no terceiro set: o atleta pediu atendimento médico por estar com ânsia de vômito, mas logo retornou à partida. As bolas aceleradas no forehand e bom aproveitamento nos saques permitiram parciais de 6 a 3 e 6 a 4 para João virar a partida e avançar de fase.
Antes mesmo de se tornar profissional, João Fonseca despontou como promessa brasileira no tênis ao vencer o torneio juvenil do US Open aos 17 anos, ganhando de Tien na decisão. O feito se repetiu em dose dupla no Next Gen Finals, campeonato promovido pela ATP, entre os oito melhores tenistas de até 20 anos. O carioca venceu o americano na fase de grupos e na final.