Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Seleção brasileira junta os cacos após derrota: ‘Tem que doer mesmo’

Tite e o capitão Thiago Silva pediram reação rápida para o duelo das oitavas contra a Coreia do Sul; Brasil vive drama nas laterais com três lesões

Por Luiz Felipe Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 dez 2022, 08h47 - Publicado em 3 dez 2022, 06h46

DOHA – A derrota por 1 a 0 para Camarões não mudou a situação da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, já que o time avançou em primeiro do Grupo G, mas deixou algumas marcas negativas. A equipe desperdiçou a chance de ser a única participante com 100% de aproveitamento, viu cair sua invencibilidade diante de equipes africanas na história da competição e encerrou uma série de 17 jogos sem perder. Para piorar, agora enfrenta um drama com lesões, especialmente nas laterais.

Apesar de ter escalado uma formação inteiramente reserva, visando descansar os titulares para o duelo das oitavas de final, na segunda-feira, 5, diante da Coreia do Sul, o técnico Tite demonstrou abatimento depois da partida da última sexta-feira, 2, no estádio Lusail. Ele deixou claro: é preciso se incomodar com isso, mas logo se recompor.

“O time fica sentido e tem que sentir quando se perde. Faz parte da vida. Mas o futebol e a competição proporciona a nós, por termos vencido os dois primeiros jogos, uma segunda chance. A Copa do Mundo normalmente não é assim”, disse o treinador após a partida. A última derrota do Brasil havia sido na final da Copa América para a Argentina, por 1 a 0, em julho de 2021.

O zagueiro Thiago Silva fez seu papel de capitão e também pediu a palavra durante a zona mista, com discurso semelhante. “Espero que a gente tenha aprendido com o jogo de hoje. Não que tenhamos jogado mal, criamos situações de perigo, mas faltou um pouco de tranquilidade para finalizar, a ansiedade faz parte. Porém, o momento de errar foi hoje.”

“Agora é minimizar esse tipo de erro para não sermos surpreendidos. Esse momento tem que doer, tem que deixar doer. Tite tomou a palavra, fizemos a oração e ele pediu para refletirmos, mas a partir de amanhã temos que virar a chave, não podemos ficar lamentando, porque o jogo já é segunda-feira”, prosseguiu o defensor do Chelsea.

Continua após a publicidade

O jogador de 38 anos defendeu o plano de descansar os atletas titulares e lembrou que os atletas da Coreia do Sul chegarão de um enorme esforço que lhe valeu a classificação às oitavas, com um triunfo sobre Portugal. “Claro que o resultado que planejamos para o jogo não saiu, mas a parte do descanso e da preparação tem que ser seguida. Podemos chegar mais descansados, mas agora não podemos mais errar. Não é mata-mata, é só mata.”

O Brasil enfrentará os sul-coreanos pela primeira vez em Copas e tem fresco na memória o último encontro em amistoso, em junho deste ano, uma goleada por 5 a 1, em Seul, com dois gols de Neymar. Thiago Silva, no entanto, não espera facilidade. “Apesar de o placar do amistoso ter sido muito elástico, não refletiu exatamente o que foi o jogo. A Coreia não tem uma escola de se meter lá atrás e só explorar contra-ataque, é uma escola que joga para frente. Espero que seja um jogo aberto e bonito e que voltemos a vencer, mas sabemos que não será nada fácil.”

Drama nas laterais

Bem pior que do que a derrota que em nada mudou a classificação foi uma nova notícia de lesão e no setor mais carente do time. O lateral-esquerdo Alex Telles sofreu uma grave lesão no joelho e está fora da Copa, bem como o atacante Gabriel Jesus, machucado no mesmo local.

Continua após a publicidade

Logo após o jogo, a CBF informou que o atleta do Sevilla sofreu um trauma no joelho direito, passou por avaliação clínica e será submetido a uma ressonância magnética. “É difícil perder três laterais né, bem complicado, nos deixa bem triste. Estive com o Alex Telles, que vai fazer exame amanhã, mas pela cara dele está bem dolorido. O jogador conhece a dor que está sentindo, mas esperamos que seja dos males o menor”, comentou Thiago Silva, citando as lesões de Danilo, o titular na direita, e Alex Sandro, o dono da posição na esquerda. 

Existe a expectativa de que os titulares se recuperem a tempo. Danilo sofreu uma entorse no tornozelo na estreia contra a Sérvia, enquanto Alex Sandro teve uma lesão no quadril. Caso só Danilo esteja apto, é provável que ele ocupe a lateral esquerda improvisado e Éder Militão ou Daniel Alves atuam na direita.

Também já se comenta sobre um possível retorno de Neymar, que segue realizando tratamento e neste sábado fará uma espécie de prova final para saber se a lesão no tornozelo direito está curada. “Depende muito do treino de amanhã, haverá uma prova mais de campo, não sei se vai por a chuteira. Até lá não posso passar na frente do médico nesta situação”, desconversou Thiago Silva.

Continua após a publicidade

Diante de um clima de turbulência, a comissão optou por fechar o treino deste sábado à imprensa e não conceder entrevistas coletivas. O duelo contra a Coreia do Sul acontece na segunda-feira, 2, a partir das 16h (de Brasília), no estádio 974.

Em recuperação, Neymar foi ao Lusail apoiar os companheiros -
Em recuperação, Neymar foi ao Lusail apoiar os companheiros – (Ricardo Corrêa/Placar)
Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.