Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Será o último troféu de melhor do mundo para Messi?

Carreira brilhante pode estar chegando ao fim, mas atacante argentino ainda quer voltar para o Barcelona

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 out 2023, 16h27 - Publicado em 31 out 2023, 09h50

Quem viu, viu. Quem não viu terá de se contentar com o próximo craque. A oitava Bola de Ouro de melhor jogador do mundo para Lionel Messi era cantada. E o troféu concedido pela revista France Football pode ser também crônica de um fim anunciado. O atacante argentino campeão do mundo pela sua seleção, de longa carreira no Barcelona, curta passagem pelo PSG e agora engrossando as fileiras do estrelado Inter de Miami, disse que pretende continuar jogando e quer, de alguma forma, voltar ao time catalão que o acolheu e que tanto ama para uma despedida apropriada. Nem pensar em se tornar técnico. A ver.

Messi iniciou sua carreira profissional no Barcelona, em 2004, e rapidamente se estabeleceu como um dos jovens jogadores mais incríveis do mundo. Goleador talentoso e capaz de assistências brilhantes, consegue criar chances para seus companheiros e fazer gols de todos os lados do campo. Também é um mestre em dribles e cobranças de falta. Uma verdadeira evolução de Pelé e Maradona, para ficar apenas no topo do Olimpo do futebol.

Além disso, o que explica uma sequência de oito Bolas de Ouro  (a primeira foi recebida em 2009)? Com o Barcelona, o atacante conquistou dez títulos de La Liga, sete títulos da Copa del Rey e quatro títulos da Uefa Champions League. Ele é o maior artilheiro de todos os tempos do clube, com mais de 600 gols em todas as competições. A nível internacional, levou a Argentina à vitória na Copa América de 2021 e na Copa do Mundo de 2022. Ele é o maior artilheiro de todos os tempos da Argentina, com mais de 100 gols.

Continua após a publicidade

As conquistas individuais de Messi são igualmente impressionantes. Ele é o maior artilheiro de todos os tempos de La Liga, com 474 gols, e o segundo maior da Uefa Champions League, atrás apenas de Cristiano Ronaldo. Ele também detém o recorde de mais hat-tricks (três gols numa mesma partida) em La Liga e na Uefa Champions League, empatado com CR7. Em retrospecto, a carreira de Messi pode ser descrita como lendária. Ele é um dos jogadores mais bem-sucedidos e condecorados da história do esporte. O impacto de Messi no jogo foi imenso e ele deixará um legado que nunca será esquecido.

A lista completa de vencedores da 67ª Bola de Ouro

Vinicius Júnior – Prêmio Sócrates
Aitana Bonmatí – Bola de Ouro Feminina
Erling Haaland – Troféu Gerd Müller
Jude Bellingham – Troféu Kopa
Lionel Messi – Bola de Ouro
Manchester City Football Club – Clube do Ano
Emiliano Martínez – Troféu Yashin
Fútbol Club Barcelona – Clube Feminino do Ano

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.