Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Sob nova direção, GP São Paulo de F1 quer fãs jovens e está conseguindo

Prova brasileira do campeonato mundial acontece neste domingo, às 14h, no autódromo de Interlagos; organizadores esperam receber 170 mil espectadores

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 nov 2021, 12h10 - Publicado em 14 nov 2021, 07h00

Sob nova direção no mundo e no Brasil, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 marcou neste fim de semana sua volta ao Autódromo José Carlos Pace, no bairro paulistano de Interlagos, após um ano sem ser realizado em razão da pandemia de Covid-19. O Grande Prêmio de São Paulo, que acontece neste domingo, às 14h, está agora sob o comando do empresário, ex-velejador e ex-atleta olímpico carioca Alan Adler, que colocou como meta renovar o evento a fim de atrair um público mais jovem, diverso e antenado com as últimas tendências. “Estamos em sintonia com a Liberty Media, que vem trabalhando neste sentido desde 2017”, diz ele em entrevista à VEJA, referindo-se ao grupo americano de mídia que assumiu a organização da competição automobilística.

A prova oficial terá o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) e o holandês Max Verstappen (RBR), líder do campeonato com vantagem de 19 pontos, nas primeiras posições na largada. Penalizado com perda de cinco posições por causa de uma troca a mais de motores, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), vice-líder da competição de pilotos, largará em décimo.

Em 2017, uma pesquisa revelou que apenas 14% dos espectadores de Fórmula 1 tinham menos de 25 anos. Na época, a a idade média de um típico fã de corridas era de 36 anos. Com os dados em mãos, a Liberty Media, que assumiu o campeonato naquele ano com um investimento de mais de 4,5 bilhões de dólares, começou a pensar em uma estratégia para atrair espectadores mais novos e mais diversos. Entre as iniciativas, estavam aumentar a presença nas redes sociais, transmitir suas corridas online, investir nos E-sports, aprovar a produção de documentários sobre o tema e outros projetos inclusivos.

Max Verstappen
Na sexta, após prova de qualificação para a ‘sprint race’, Max Verstappen, que ficou em segundo, sai de sua RBR – (Lars Baron/Getty Images)

Parece que funcionou. Uma pesquisa mais recente, feita com 167 mil fãs de 187 países, registrou que a idade média do espectador de Fórmula 1 caiu para 32 anos, quatro a menos que o último levantamento. Outra descoberta: a participação feminina dobrou ao longo dos quatro anos. Em 2020, houve um aumento de 99% nos engajamentos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube com relação às corridas. O investimento nos videogames, com a criação do F1 e-Sports Series, que tem participação das escuderias e pilotos especializados, também foi um sucesso – com mais de 11 milhões de participantes no Grande Prêmio virtual de 2020. Finalmente, a série documental “Dirigir Para Viver” (2019), com a quarta temporada engatilhada, lançou luz sobre os bastidores do esporte, humanizando os pilotos e suas equipes.

Continua após a publicidade

Presenças garantidas nas corridas da Fórmula 1 em São Paulo, os pilotos Enzo e Pietro Fittipaldi, netos do campeão mundial Émerson Fittipaldi, se firmaram como embaixadores do F1 e-Sports Series. Durante a pandemia, os irmãos fizeram diversas lives transmitindo corridas virtuais, criaram um canal no Twitch e até trouxeram o Gaulês, uma celebridade do mundo gamer, para a nova modalidade. “A gente conseguiu os direitos das transmissões das nossas corridas e também passamos a transmiti-las no canal”, diz Pietro. Pilotos como o holandês Max Verstappen (RBR), que lidera a competição nas pistas, e o britânico Lando Norris (McLaren) são notórios por sua presença nas redes e por se aventurarem no mundo dos games. Não por acaso são os dois mais queridos entre os fãs de corridas, catapultando o já veterano Lewis Hamilton (Mercedes) para terceiro lugar na preferência mundial – o britânico era o primeiro até pouco tempo.

Enzo Fittipaldi, Gaulês e Pietro Fittipaldi
Enzo e Pietro Fittipaldi levaram o gamer Gaulês, entre os dois irmãos, ao GP São Paulo de F1 – (Rodrigo França/Divulgação)

“É um trabalho realmente muito legal”, disse à VEJA o apresentador Luciano Huck, enquanto caminhava com um de seus filhos no Paddock do autódromo de Interlagos e era parado a cada poucos metros para tirar fotos com fãs. “Eles estão investindo em uma série de iniciativas que tem atraído esse público de uma forma integrada e que faz todo o sentido no mundo conectado em que vivemos.” E explica algumas movimentações da organização, que trouxe para o paddock de Interlagos um evento batizado como Game Experience. O duo australiano de música eletrônica Nervo, formado pelas irmãs gêmeas Olivia e Miriam, estavam entre as atrações para o público jovem – elas deram a bandeirada final na sprint race que definiu o grid de largada do Grande Prêmio deste domingo. Por falar em bandeirada, caberá à ginasta e medalhista olímpica brasileira Rebeca Andrade movimentar a quadriculada na chegada da prova principal.

Continua após a publicidade

O Grande Prêmio São Paulo deve injetar cerca de R$ 810 milhões à economia da cidade, de acordo com os cálculos da Prefeitura. Além disso, deve movimentar R$ 1,6 bilhão, com os setores de serviços e comércio. Em 2019, último ano em que o GP foi realizado, o impacto financeiro foi de R$ 670,1 milhões, mais R$ 111 milhões de receita com os tributos. Para Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, o setor de eventos é uma mola da economia local. “Mais ainda, coincide com um nova Era em que a competição se reinventa, troca de geração de audiências, conquistando novos fãs que aprenderam a gostar do esporte mais pelas histórias que assistem em streaming e redes sociais do que pela memória dos feitos de Ayrton Senna e outros brasileiros. Estamos falando de algo que ainda deve colher frutos por muitos anos”, avalia ele.

Com todos os ingressos colocados à venda já esgotados, são aguardadas cerca de 170 mil pessoas. O recorde pertence à corrida de 2001, quando 174 mil pessoas estiveram em Interlagos. Em 2019, 158.213 torcedores passaram pelo circuito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.