Brasil conquista reconhecimento inédito no maior prêmio de uísque do mundo
Moonshine, tipo de uísque não envelhecido, produzido pela destilaria paulista Geest em parceria com a cervejaria Juan Caloto, ganha medalha de ouro na premiação

O Brasil conquistou dois prêmios inéditos no World Whiskies Award, um dos eventos mais importantes do setor de destilados. O rótulo El Miraculoso Calibrador de Mira de Widowmaker Joe, moonshine produzido pela destilaria Geest em parceria com a cervejaria Juan Caloto, levou a medalha de ouro e foi considerado o grande campeão na categoria New Make & Young Spirit.
Moonshine é um destilado “clandestino”, tradicionalmente produzido de forma ilegal nos Estados Unidos desde a Revolução Americana. Originalmente um tipo de whisky não envelhecido, de cor clara e base de malte de cevada ou milho, passou a ser feito com uma variedade de grãos diferentes, sempre à noite, para driblar a vigilância. Com as condições precárias e o uso de ingredientes baratos, ele podia ser contaminado com elementos nocivos à saúde.
Mas nos últimos anos o moonshine vem sendo redescoberto por destilarias artesanais, que buscam produzir versões criativas da bebida.
El Miraculoso Calibrador de Mira de Widowmaker Joe foi lançado em 2022, no mesmo ano em que a cervejaria cigana (ou seja, aquela que não tem fábrica própria e produz suas cervejas de forma terceirizada) Juan Caloto inaugurou seu bar, o Esconderijo Juan Caloto, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. É feito com cevada maltada, centeio e milho (dois grãos muito usados nos whiskies americanos), além de malte turfado (matéria vegetal decomposta pela água, a turfa é adicionada ao processo de queima para acrescentar sabores levemente defumados e, em alguns casos, marítimos e salgados) vindo da Escócia, da tradicional região de Islay.
A destilaria Geest produz ainda outro moonshine, o Ms Dorothy Apple Moonshine, também feito em parceria com a cervejaria Juan Caloto. A receita é baseada nas tradicionais tortas de maçã americanas e é um dos sabores mais tradicionais da produção artesanal de moonshine.
O portfólio inclui ainda o Hopped Gin, que leva lúpulos, uma cachaça, um absinto e duas versões engarrafadas de Negroni, uma mais clássica e outra que leva café especial, além de outras bebidas.
Embora não seja um dos principais produtores de uísque do mundo, o Brasil tem se destacado graças a uma produção artesanal de qualidade. Sem o peso da tradição de países como a Escócia, os produtores brasileiros podem inovar e ousar mais.