Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Mais dois pacotes enviados para senador e ex-diretor de inteligência

Envelopes foram interceptados na Flórida e em Nova York e são similares aos outros encontrados pela política desde segunda

Por Da Redação
Atualizado em 26 out 2018, 12h29 - Publicado em 26 out 2018, 10h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mais dois pacotes suspeitos enviados a políticos do Partido Democrata dos Estados Unidos foram interceptados pelo FBI nesta sexta-feira (26). Os envelopes descobertos hoje são o 11º e o 12º já identificados e foram endereçados ao senador pelo Estado de Nova Jersey, Cory Booker, e ao ex-diretor de Inteligência Nacional James Clapper.

    Pelo Twitter, o FBI afirmou que o pacote de Booker foi encontrado na Flórida. O envelope tem características similares aos identificados pela polícia nos últimos dias e seria enviado ao escritório do democrata na cidade de Camden. 

    Em Nova York, a polícia interceptou a entrega para Clapper em uma agência dos correios na esquina entre a Rua 52 e a 8º Avenida. Segundo a imprensa americana, o pacote encontrado no local era para Clapper, mas endereçado à emissora americana CNN, que já foi vítima de outra ameaça na quarta-feira (24).

    O envelope já foi retirado do local por uma unidade anti-bombas da polícia de Nova York e transportado para uma unidade especial no Bronx.

    James Clapper
    O ex-diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos James Clapper (Jim Watson/AFP)

    Booker é um proeminente membro do Partido Democrata e já é cotado como um possível concorrente pela indicação democrata para concorrer à Presidência em 2020. Clapper foi diretor de Inteligência Nacional durante o governo de Barack Obama e é comentarista da CNN.

    Em uma entrevista por telefone à emissora logo depois que os pacotes foram encontrados, Clapper afirmou que as tentativas de ataque “não irão silenciar os críticos” da administração de Donald Trump.

    “Isso é definitivamente terrorismo doméstico. Não tenho dúvidas sobre isso”, disse.

    Desde segunda-feira (22), doze pacotes-bomba foram enviados. Entre os destinatários estavam o ex-presidente Barack Obama, o ex-vice-presidente Joe Biden, a ex-candidata à Presidência Hillary Clinton, a deputada pela Califórnia Maxine Waters, o ex-diretor da CIA John Brennan, o ex-secretário de Justiça Eric Holder, o bilionário George Soros, o ator Robert De Niro e agora o senador Booker e Clapper.

    Muitos dos envelopes tinham como endereço de devolução o escritório na Flórida da deputada Debbie Wasserman Schultz, que já liderou o Comitê Nacional Democrata, de acordo com o FBI. 

    O envelope de Brennan foi endereçado à sede da emissora CNN em Nova York, enquanto o de Holder chegou no gabinete de Wasserman Schultz, já que seu nome constava no envelope como remetente.

    [googlemaps https://www.google.com/maps/d/u/1/embed?mid=12d6D0O37IbKDjYD86Wl1vRlTnkzhblVP&w=640&h=480%5D

    Continua após a publicidade

    Em comunicado, o FBI informou que os pacotes tinham as mesmas caraterísticas: todos foram enviados em envelopes com plástico bolha e, no lado externo, havia rótulos impressos com os endereços.

    O fato de todos os destinatários serem membros do Partido Democrata ou pessoas contrárias ao presidente Donald Trump indicam uma possível motivação política, mas nada foi revelado sobre a autoria por enquanto.

    A investigação sobre os explosivos está agora focada em pistas no Estado da Flórida. Segundo a imprensa americana, todos os pacotes suspeitos passaram pelo Sistema Postal dos Estados Unidos em algum momento e provavelmente saíram da sede dos correios de Opa-Locka, no sul do estado.

    (Em atualização)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.