Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A Colômbia em seu labirinto

O acordo com as Farc reduziu sequestros, assassinatos e extorsões. Mesmo assim, os colombianos estão desanimados com o presidente que ganhou o Nobel

Por Duda Teixeira
Atualizado em 30 jun 2017, 23h50 - Publicado em 2 jun 2017, 08h00

Em seu livro O General em seu labirinto, o romancista colombiano Gabriel García Márquez narra a trajetória do general Simón Bolívar que, tendo suas ambições políticas rejeitadas pelo povo da Colômbia, deixou o país rumo ao exílio até morrer no meio do caminho. “O resto era escuridão. Carajos… Como posso sair deste labirinto!”, exclama o personagem.

A amargura e a melancolia da narrativa lembram um pouco os dilemas enfrentados pelo atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Em dezembro do ano passado, ele recebeu em Oslo, na Noruega, o Nobel da Paz. Sua façanha foi conseguir um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), narcoguerrilha que inferniza o país há décadas.

Na semana passada, seus integrantes entregaram 7132 armas para uma missão da ONU. Mas os colombianos receberam a notícia com desânimo. Santos, que comandou a cerimônia com o líder das FARC Rodrigo Londoño e estampou as capas de jornais, é aprovado por cerca de um quarto da população.

Matéria nesta edição de VEJA explica os vários motivos por que o acordo com a paz, que reduziu o número de sequestros, homicídios e extorsões, não ajudou a popularidade do presidente Juan Manuel Santos.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.