Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Aborto nos Estados Unidos: marcha a ré à vista

Em frente ao prédio da Suprema Corte em Washington, manifestantes empunharam cartazes contra a ameaça

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 12h03 - Publicado em 6 Maio 2022, 06h00

Há meio século que, por força de uma decisão da Suprema Corte, o aborto é permitido nos Estados Unidos. De tão acostumados ao status quo, os movimentos civis americanos aguardavam meio apáticos o momento — provavelmente no fim de junho — em que a mesma Corte iria rever a histórica votação de seus antecessores no processo Roe x Wade, com grandes chances de anulá-la. Até que o vazamento de um documento interno estremeceu a nação e pôs o bloco na rua. Um site de notícias divulgou o parecer provisório do relator do processo atual, o juiz Samuel Alito, afirmando que o precedente aberto pela Roe x Wade é “notoriamente equivocado” e “deve ser anulado” — opinião seguida por quatro de seus colegas, o que configura maioria para o fim da liberação geral do aborto. Nas TVs, nas redes sociais, nas ruas e em frente ao prédio da Suprema Corte em Washington, manifestantes empunharam cartazes contra a ameaça. “Acredito que a opção de escolha é um direito fundamental das mulheres”, declarou o presidente (católico) Joe Biden. A maioria expressa no documento, que ainda pode ser revista, mas pouca gente acredita que seja, é resultado da atual composição do tribunal — seis juízes conservadores e três liberais — e não reflete a opinião pública: 59% dos americanos acham que o aborto deve ser permitido e 70% são a favor da Roe x Wade. Ler com todas as letras que a Suprema Corte vai fazer os Estados Unidos andar para trás, e ninguém pode impedir, é um baque com reflexos no mundo inteiro.

Publicado em VEJA de 11 de maio de 2022, edição nº 2788

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.