Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Acidente com helicópteros mata 13 militares franceses no Mali

Aeronaves colidiram no ar; incidente aconteceu durante operação contra terroristas no país

Por Da Redação
Atualizado em 26 nov 2019, 10h15 - Publicado em 26 nov 2019, 10h04

A colisão acidental entre dois helicópteros deixou 13 militares franceses da força antiterrorista mortos no Mali nesta terça-feira, 26. O incidente aconteceu durante uma operação de combate a jihadistas no centro do país.

A força francesa Barkhane, com 4.500 homens, enfrenta insurgências islâmicas na região do Sahel, onde a violência de militantes ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico em uma região esparsamente povoada se proliferou nos últimos anos. Este foi o incidente com a maior perda de tropas francesas em combate na região desde que o país iniciou uma intervenção em 2013.

“O presidente anuncia com profunda tristeza a morte de 13 soldados franceses no Mali na noite de 25 de novembro, em um acidente entre dois helicópteros, durante uma missão de combate contra jihadistas”, disse o gabinete da presidência em nota. Entre os mortos está o filho do senador Jean-Marie Bockel, do partido Esquerda Moderna.

As circunstâncias do acidente não ficaram claras de imediato. A ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, disse que o incidente ocorreu quando os helicópteros estavam no ar.

O Ministério da Defesa disse que os helicópteros envolvidos eram um Tiger e um Cougar e que a operação ocorreu no centro do Mali. “Estes estavam apoiando comandos da força Barkhane que estavam combatendo terroristas armados”, disse o órgão em um comunicado.

Continua após a publicidade

A França, ex-potência colonial da região, interveio no Mali seis anos atrás para expulsar militantes islâmicos que haviam ocupado o norte e ainda usam parcelas do país como plataformas de lançamento de ataques na região predominantemente desértica.

Desde então, Paris mantém tropas na região como parte das operações de contraterrorismo Barkhane, e potências ocidentais vêm proporcionando financiamento a uma força regional composta por soldados do Mali, Níger, Burkina Faso, Chade e Mauritânia.

(Com Reuters e AFP)

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.