Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Acordo climático da COP28 é uma ‘facada nas costas’, diz Greta Thunberg

A jovem ativista protestou na frente do parlamento sueco contra o que define como 'golpe às nações que mais sofrem com o aquecimento global'

Por Da Redação
Atualizado em 15 dez 2023, 20h42 - Publicado em 15 dez 2023, 17h06

A ativista Greta Thunberg, de 20 anos, disse nesta sexta-feira, 15, que o acordo climático alcançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes, é uma “facada nas costas” das nações que mais sofrem com o aquecimento global. Segundo ela, o pacto não será capaz de evitar o aumento das temperaturas acima dos níveis críticos.

“O texto é ineficaz e não chega nem perto de ser suficiente para nos manter dentro do limite de aquecimento de 1,5 grau (acima dos níveis pré-industriais). É uma facada nas costas para os mais vulneráveis”, disse Greta à agência de notícias Reuters, do lado de fora do parlamento sueco, onde ela e uma turma de manifestantes pediam por justiça climática.

“Enquanto não tratarmos a crise climática como uma crise e enquanto mantivermos os interesses do lobby a influenciar estes textos e estes processos, não chegaremos a lado nenhum”, acrescentou.

Ela ainda alertou que o pacto não visava à resolução da crise climática, mas que servia como um “álibi” para os líderes mundiais ignorarem o aquecimento do globo.

Combustíveis fósseis

O documento firmado em Dubai contou com o aval de quase 200 países, que concordaram em diminuir o consumo global de combustíveis fósseis e em adotar uma série de medidas, como a produção de energia limpa, na tentativa de conter os efeitos das mudanças climáticas.

Continua após a publicidade

Do outro lado, a Aliança dos Pequenos Estados Insulares, que inclui os países mais afetados pelas mudanças climáticas, como Fiji, Tuvalu e Kiribati, definiu o acordo como “incremental e não transformacional”, e afirmou que ele estava cheio de brechas.

Os críticos ao tratado seguem a mesma linha de Greta e dizem que as medidas serão insuficientes para que a elevação de mais de 1,5 ºC acima da média pré-industrial não aconteça. Para os cientistas, isso pode apresentar resultados catastróficos, desde o derretimento das camadas de gelo até o colapso das correntes oceânicas.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.