Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Alemanha cede à pressão e concorda em enviar tanques de guerra à Ucrânia

O anúncio de Berlim ocorre após semanas de pressão doméstica e internacional; Ao menos 14 tanques serão enviados para os militares ucranianos

Por Da Redação
25 jan 2023, 10h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (FILES) This file photo taken on May 20, 2019 shows soldiers on a Leopard 2 A7 main battle tank of the German armed forces Bundeswehr driving during an educational practice of the "Very High Readiness Joint Task Force" (VJTF) as part of the NATO tank unit at the military training area in Munster, northern Germany. - Germany on January 25, 2023 approved the delivery of Leopard 2 tanks to Ukraine, after weeks of pressure from Kyiv and many allies. Berlin will provide a company of 14 Leopard 2 A6 tanks from the Bundeswehr stocks and is also granting approval for other European countries to send tanks from their own stocks to Ukraine, a government spokesman said in a statement. (Photo by PATRIK STOLLARZ / AFP)
    Soldados alemães fazem treino militar com tanque de guerra Leopard em Munster. 20/05/2019 - (Patrik Stollarz/AFP)

    O líder da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou nesta quarta-feira, 25, que vai enviar seus tanques Leopard 2 para a Ucrânia e permitir que outras nações enviassem os próprios.

    A medida ocorre após uma campanha de pressão doméstica e internacional para a Alemanha entregar veículos blindados a Kiev, para ajudar na recuperação de território tomado pela Rússia. Berlim diz que enviará um carregamento inicial de 14 tanques.

    Também nesta quarta-feira, autoridades americanas disseram que a Casa Branca vai anunciar o envio de tanques M1 Abrams para a Ucrânia. A decisão pareceu amenizar a relutância de Scholz em enviar tanques sem que Washington também o fizesse.

    Os tanques Leopard 2 fabricados na Alemanha são amplamente distribuídos por toda a Europa, e a decisão da Alemanha imediatamente levou autoridades da Finlândia, Holanda e Espanha a dizerem que iriam tentar enviar tanques para a Ucrânia ou estavam abertos a fazê-lo. A Polônia disse, na terça-feira 23, que pediu permissão à Alemanha para enviar tanques Leopard de seus próprios estoques.

    Continua após a publicidade

    “Esta decisão segue nossa conhecida linha de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Estamos atuando internacionalmente de maneira coordenada e concertada”, afirmou Scholz.

    A Alemanha também disse que começaria a treinar os ucranianos sobre como usar os tanques e incentivou outras nações europeias com Leopards a fazer o mesmo.

    Os aliados da Ucrânia tentaram fortalecer Kiev sem levar a Rússia a intensificar ainda mais a guerra, e alguns líderes temiam que os tanques de guerra pudessem fazer justamente isso. Uma reunião liderada pelos Estados Unidos na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, na semana passada, não conseguiu chegar a um acordo para fornecer os tanques.

    Continua após a publicidade

    O Leopard 2, introduzido pela primeira vez em 1979, é usado por 13 exércitos europeus, de acordo com o Conselho Europeu de Relações Exteriores. Esses militares, têm cerca de 2.000 veículos.

    Este é um dos principais tanques de batalha do mundo e representa um grande avanço para a Ucrânia, que tem usado tanques da era soviética. Os veículos podem ser de ainda mais importantes à medida que a guerra entra no segundo ano, com a expectativa de uma ofensiva russa após o fim do inverno.

    O principal comandante militar da Ucrânia, general Valeriy Zaluzhnyi, disse que Kiev precisa de cerca de 300 tanques ocidentais e 600 veículos de combate blindados ocidentais para fazer a diferença.

    Continua após a publicidade

    O debate sobre os Leopards tornou-se uma espécie de teste para o chanceler alemão, com o argumento de alguns políticos alemães e líderes europeus que “Berlim não estava apenas perdendo uma chance de liderança na Europa, mas também atrapalhando seus próprios aliados”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.